B-INT (BARRA INTERATIVA): TRAZENDO AO MOODLE CARACTERÍSTICAS DE REDES SOCIAIS NA INTERAÇÃO

Gerson Nunho Carriel, Jayme Seawright de Araujo, Maria Cristina Silveira, Ednei José de Almeida Junior de Almeida Junior, Amanda de Azevedo, Giuliano Gozzi

Resumo


Neste projeto temos o resultado de análise da interatividade no ambiente virtual
de aprendizagem Moodle. Foram analisadas algumas ferramentas em uma
simulação com alunos e tutores, nessa simulação os alunos e tutores estavam on-line ao mesmo tempo em um ambiente de demonstração disponibilizado no
website do próprio Moodle (http://school.demo.moodle.net) em uma escola
virtual chamada Mount Orange School. A finalidade principal foi a de identificar
como os usuários perceberiam uns aos outros e se existia algum mecanismo que
facilitasse essa percepção, além de permitir que qualquer um dos usuários a
realização de algum tipo de interação com o outro usuário ou com a ação
realizada por outro usuário. Após a realização de algumas simulações foi
percebida a possibilidade de melhoria na qualidade da interatividade do
ambiente Moodel e com base nessa percepção uma nova estrutura foi sugerida,
uma barra (B-Int) para auxílio a interação, essa barra utilizaria sinalizadores de
notificação numerados, mostrando quantas ações do interesse do usuário
(notificações) estariam pendentes de interação, essas características de
interatividade é a mesma utilizadas na interface da rede social Facebook.
Palavras-chave: Moodle, Interatividade, Interatividade dinâmica.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.