VALORES MODERNOS E PÓS-MODERNOS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Julio Cezar de Lara, Marcela Barbosa de Moraes, Fabiana Silva

Resumo


A ciência moderna possibilitou a construção de conhecimentos inestimáveis, porém, o uso de métodos analíticos foi gradativamente reduzindo e fragmentando o conhecimento. Em contrapartida, na transição para mundo pós-moderno foi possível vislumbrar um conhecimento relativo, reconhecendo a diversidade, subjetividade e individualidade como valores pós-modernos. Nessa perspectiva, este artigo apoia-se em dois elementos: primeiro considera que o docente ao conduzir suas atividades pedagógicas reconheça valores pós-modernos; segundo que as práticas pedagógicas inovadoras, como a implantação do ensino híbrido e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) sejam efetivamente aderidas pelos alunos. Assim, o objetivo desta pesquisa foi conhecer as percepções dos alunos do curso de bacharelado em administração sobre como é desenvolvido o processo ensino-aprendizagem pelo docente e, como esses alunos ao vivenciarem um modelo de ensino híbrido, organizam seu tempo, espaço e estratégias de aprendizagem para as disciplinas cursadas à distância. Utilizou-se para obtenção dos dados um questionário com perguntas de múltipla escolha e uma pergunta aberta. Os dados objetivos foram analisados por estatística descritiva e os dados descritivos, qualitativos pela técnica de Análise de Conteúdo e dispostos em categorias analíticas. Participaram da pesquisa 86 alunos. Os resultados demonstraram que os docentes predominantemente transmitem os conteúdos na perspectiva moderna, centrados na objetividade e verdade absoluta. Quanto às disciplinas ofertadas na modalidade à distância os alunos estão focados em concluir as atividades para aprovação e não sentem-se motivados e envolvidos com as temáticas abordadas. Sugere-se que sejam ofertados para os docentes processos formativos permanentes com enfoque na reflexão, autonomia e emancipação. Para as disciplinas ofertadas na modalidade à distância sugere-se um replanejamento direcionado às necessidades dos alunos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.