A PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA O APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: um relato de experiência

LINDA CONCITA NUNES ARAUJO, MAELY NUNES ARAUJO, MARGARETE BATISTA DA SILVA, VALÉRIA ANTÔNIA PEREIRA, CAMILA CORREIA FIRMINO

Resumo


Atualmente, a pós-graduação é a formação acadêmica para os que já concluíram o curso de graduação e desejam obter mais uma ferramenta para ser melhor inserido no mercado de trabalho e/ou para os que desejam se aperfeiçoar em uma área específica. A modalidade de educação a distância é uma estratégia de aperfeiçoamento cada vez mais procurada, por estar associada a expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação, ser de menor ou nenhum custo e haver a possibilidade de interação e troca de experiência com pessoas de lugares diferentes com o mesmo objetivo: se qualificar para o mercado de trabalho (ROJO et al, 2011). Trata-se de um relato de experiência como pós-graduanda em Docência no Ensino Superior através da modalidade a distância, curso que teve duração de 18 meses, concluído no ano de 2015, o qual necessitou de um encontro presencial para aplicação da prova dissertativa e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso por videoconferência. A educação a distância é uma modalidade que traz consigo inúmeros benefícios, porém, necessita do acadêmico maior responsabilidade, compromisso e organização comparado a pós-graduação presencial. Cada disciplina foi solicitada três formas de avaliação, as quais eram discussão em grupo através de grupos, resenhas críticas ou questões reflexivas e a prova objetiva com 10 questões. Conclui-se que o ensino a distância foi de grande valia para a capacitação profissional, como também, determinante para atuação no mercado de trabalho, como docente no ensino superior. Referências: ROJO, Priscila Tagliaferro et al. Panorama da educação à distância em enfermagem no Brasil.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.