Educação a distância: formação de educadores para uma pedagogia multiletrada

Solange Maria Sanches Gervai

Resumo


Este estudo, apoiado em pesquisas de Rojo (2012), Lemke (2010), Luke (2006), Signorini & Cavalcanti (2010) e Kress (2006), entre outros, preocupa-se em discutir se a Educação a Distância pode contribuir para o desenvolvimento de “letramentos mais amplos”. Com o avanço das tecnologias, observamos transformações sociais, culturais e científicas que normalmente exigem que ações pedagógicas sejam revistas. Nesse sentido, preocupo-me, como educadora e pesquisadora, com o que estamos fazendo de diferente na esfera da educação a distância. A proposta deste trabalho é analisar o curso Teachers’ Links – PUCSP/COGEAE, totalmente a distância, em plataforma virtual (Moodle), do qual sou professora e designer há vários anos. O curso visa o aperfeiçoamento de professores de inglês, com foco em reflexão crítica do professor sobre ensino e aprendizagem de línguas. As análises, de um dos módulos do curso, buscaram averiguar de que modo estamos contribuindo para a formação de professores para uma atuação que leve em conta as novas tecnologias de comunicação e interação para os multiletramentos. Para análise dos dados desta pesquisa, foram utilizadas as categorias de multiletramentos, propostas por Rojo (2012), a saber: promoção de interação; diversidade de mídias, linguagens e culturas; e quebra de relações de poder. Como metodologia de análise, busquei olhar parte de um módulo, e, em especial, uma atividade, separando as partes de acordo com as categorias de Rojo (2012), para depois averiguar se o mesmo padrão ocorria nas demais atividades do módulo. A análise apontou que o curso contribui para o desenvolvimento de multiletramentos, apesar de não ter sido desenhado com essa preocupação e aponta para a necessidade de reanálise do material didático utilizado no curso, para o desenvolvimento de uma maior conscientização dos professores para a questão de “letramentos mais amplos” e uso de tecnologias em suas ações pedagógicas.

Palavras-chave: multiletramentos, tecnologias, formação, professor.


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