FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA: UM MAPEAMENTO DOS ÚLTIMOS ANOS

Maurício Vieira Dias Júnior, Luis Paulo Leopoldo Mercado

Resumo


Os estudos de André (2009) na base de dados da Capes e Silva e Mercado (2015) em 36 periódicos do repositório do Educ@, sobre as pesquisas científicas na área de educação relatam o crescimento expressivo do tema formação docente, inclusive destacando-se na introdução de ferramentas tecnológicas, como a Educação a Distância (EaD), para o incremento e contemplação deste resultado. A partir do embasamento destes estudos, o presente artigo contribui para a sua ampliação, através de um mapeamento contendo informações atuais e detalhadas sobre formação docente, com o viés tecnológico, por meio da EaD. Neste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória/descritiva e de cunho quali-quantitativo nos cinco últimos anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), entre os anos de 2011 a 2015, que ratificaram a tendência dos estudos dos autores citados, a área de educação, para a formação docente revelando seus tipos (inicial e/ou continuada), ferramentas utilizadas (AVA, site, software etc), nível de ensino aplicado (básica, graduação, pós-graduação e técnico), local (instituição de ensino, empresa etc), estado/região do Brasil e o contexto (prático ou teórico) desenvolvido/investigado. Adotou-se, inicialmente, o critério de Zawacki-Richter (2009) no macro filtragem dos artigos em relação a sua classificação sendo este denominado: Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente. Foi também, evidenciada algumas políticas públicas, sendo citados exemplos de programas/projetos que impulsionaram a formação docente, a partir, da utilização de aparatos tecnológicos. Com esses dados foi possível gerar alguns pontos para auxílio de tomadas de decisões pertinentes a certos centros/polos de instituições/empresas que trabalham com a formação através da EaD, possibilitando certas intervenções em seus cursos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.