O Uso da Atividade Pesquisa para Avaliações Diagnósticas no Moodle

Aline Teixeira Gomes, Rita de Cássia dos Santos Nunes Lisboa, Adriana Neves de Oliveira, Márcia Maria Pereira Rendeiro

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar a análise do perfil dos alunos aplicando a avaliação diagnóstica através da atividade “pesquisa” disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, observacional, através de duas avaliações, no universo de 505 discentes. Tendo como resultado o número de 239 (47,33%) respondente na primeira onde detectou-se que a maior parte dos alunos está na faixa de 20 a 30 anos - 189 participantes (79,08%). E na segunda, com 250 participações, constatou-se que a maioria dos discentes - 247 (98,80 %)- tem computador em casa e acessa a internet todos os dias 138 (55,20 %). A análise das enquetes propiciou às equipes pedagógica e acadêmica, a possibilidade de conhecer o público-alvo em suas especificidades, a fim de aperfeiçoar a relação ensino-aprendizagem. Em relação ao processo de coleta de dados na atividade Pesquisa, o acesso à resposta pode ser realizado individualmente e também analisado pelo Moodle através de gráficos. Há ainda opção de exportação para um arquivo Excel, permitindo a análise em software estatístico. E com base nas respostas disponíveis aos tutores, os mesmos poderão se apropriar dessas informações e interagir nos espaços disponibilizados de forma mais aproximada ao perfil do aluno.

 


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