O papel das múltiplas mídias para o ensino de geografia e o cotidiano tecnológico

Rafael Henrique de Moura

Resumo


A proposta deste estudo vem no sentido de inserir recursos didáticos em sala de aula para o ensino de geografia (ou outras disciplinas) e procura trazer múltiplas mídias na educação, as quais os alunos se identificam, e muitas vezes têm esses em seu cotidiano e dessa forma aproximar as tecnologias ao conteúdo escolar buscando a efetiva aprendizagem dos alunos. Durante o período de elaboração os alunos trabalharam recursos didáticos como: música; obras de artes; literatura, charges, filmes, curtas metragens, poesias, crônicas, entre outros recursos didáticos que podem ser utilizados. As experiências práticas ocorreram com terceiros anos do ensino médio da rede estadual paulista de educação, no ano de 2015 na cidade de São Carlos – SP. Os referenciais utilizados para as reflexões propostas neste trabalho são autores que discutem a ciência geográfica e o ensino de geografia na tentativa de avançar paradigmas utilizados anteriormente na (re)produção do conhecimento geográfico. Convém pontuar que práticas nesse sentido, que insiram tecnologias ou outras propostas, nos permitem refletir sobre o ensino e a partir daí acumular subsídios para repensarmos a educação na atualidade. Os resultados obtidos transferem para sala de aula as diversas mídias tecnológicas relacionando com os conteúdos de geografia e com a educação em geral. É pertinente lembrar que os resultados obtidos neste estudo são preliminares e se faz necessário esmiuçar a temática.


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