O SOCIOINTERACIONISMO COMO FUNDAMENTO DA EaD

Raquel Fonteles Morais

Resumo


Este trabalho tem como objetivo: pesquisar os processos pelos quais o sociointeracionismo dialoga com a educação online, através de estudo de caso em uma instituição de ensino superior na Baixada Santista e define sob a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky a observância das competências pedagógicas relacionadas as estratégias de tecnologia, comunicação e gestão em cada etapa do processo, buscando interpretar a frequência e participação dos alunos em atividades interativas. Descreve o olhar do aluno sobre as concepções sociointeracionistas presentes no ambiente virtual de aprendizagem e, sobretudo nas atividades presentes na sala de aula virtual. Usamos uma pesquisa bibliográfica e um questionário fechado inserido no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Por meio do desenvolvimento da pesquisa foi possível observar as percepções dos cursistas sobre o processo ensino-aprendizagem e a dualidade, ao considerar importante a interação nas atividades, eles (os alunos) não realizam participações diárias nessas atividades que requerem colaboração e construção coletiva e colaborativa. A triangulação de dados foi realizada para chegarmos a conclusões prévias.


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