O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NO IFPI: A PERSPECTIVA DOS GESTORES PARA OS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO

JANETE MÁRCIA MORAIS OLIVEIRA MOURA, LÍLIAN CRISTINA GOMES DE SOUZA E SILVA, RODOLFO ARAÚJO DE MORAES FILHO, JOSÉ DE LIMA ALBUQUERQUE

Resumo


Resumo:

É indiscutível a expansão da Educação a Distância – EAD no Brasil na última década. Porém, a institucionalização dessa modalidade, especialmente nas instituições públicas federais que ofertam cursos a distância em nível médio, constitui ainda um desafio, em face da inexistência de regulamentos ou instruções formais para efetivá-la. O presente artigo emerge de pesquisa empírica e teve por objetivo investigar o processo de institucionalização da modalidade a distância no Instituto Federal do Piauí – IFPI, verificando a visão, as ações e as estratégias implementadas pelos gestores para a efetivação desse processo. Para realização do estudo adotou-se a abordagem qualitativa utilizando o estudo de caso como estratégia e entrevistas como instrumento para coleta dos dados. Foram entrevistados o reitor do IFPI, a coordenação geral e adjunta do programa E-Tec, a diretora de Gestão de Pessoas e os pró-reitores de ensino, pesquisa e extensão. No total, 12 sujeitos participaram do estudo. Após as análises das respostas, constatou-se que a institucionalização é entendida pelos gestores como uma oferta regular, financiada com recursos humanos, financeiros e tecnológicos da própria instituição. A oferta na instituição pesquisada ocorre ainda por meio de programas de governo em que o quadro de pessoal é formado cem por cento por bolsistas do referido programa. Por fim, os resultados evidenciaram que as discussões acerca do processo para institucionalização dessa modalidade ainda são incipientes e ela depende de políticas públicas, fomentadas em primeira instância pelo Ministério da Educação para posterior implementação pela instituição.

Palavras-chave: Educação a distância. Expansão. Institucionalização.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.