AS REPRESENTAÇOES SOCIAIS DO TRABALHO DO TUTOR A DISTÂNCIA E PRESENCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES

ANDERSON ORAMISIO SANTOS, GUILHERME SARAMAGO DE OLIVEIRA, SILVANA MALUSÁ, CAMILA REZENDE OLIVEIRA OLIVEIRA

Resumo


O objetivo do estudo é apresentar a modalidade de Educação a Distância que cresce a cada dia, promovendo novas e maiores oportunidades na aquisição de conhecimentos acadêmicos, abordando-se as suas características e possibilidades para a formação de indivíduos que buscam uma educação de qualidade, mas sem possibilidades de assistir às aulas em cursos presenciais. A função dos tutores no processo de ensino e aprendizagem na EaD é mediada por tecnologias, pelas quais os professores e alunos interagem à distância. As possibilidades de mediação pedagógica realizadas pelo tutor por meio de diálogos pedagógicos transmitidos digitalmente em ferramentas como o chat ou fórum na plataforma modlle. Este estudo é realizado por meio de revisão literária, dialogando-se com autores: LITWIN (2001), MILL (2007), MORAN (2007), ARETIO (2001), dentre outros. Concluímos que os Tutores no contexto da Educação a Distância é muito mais do que um professor envolvido no processo ensino/aprendizagem. Necessita ser um motivador, um incentivador do aluno e seu papel ser divulgado contribuindo para estudos futuros e pesquisas na área da Educação a Distância.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.