A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM GUANAMBI – BA: QUESTÕES TEÓRICAS, DILEMAS PRÁTICOS

Welton Dias Castro, José Aparecido Alves Pereira

Resumo


O presente estudo é o resultado de uma discussão realizada no Grupo de Estudos em Políticas Educacionais (GEPE) do Conselho Municipal de Educação de Guanambi, que teve como objetivo apresentar uma análise do panorama da formação docente na modalidade a distância no município de Guanambi – BA e região, nos últimos 15 anos. Tratou-se de um trabalho de cunho teórico e empírico dentro de uma abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi uma discussão teórica sobre as origens e contexto da Educação a Distância (EaD), e um estudo empírico a partir de observações e acompanhamento da formação em nível de graduação dos professores nas instituições dessa modalidade no município de Guanambi e região. Por meio da análise de conteúdo, o estudo evidenciou que o uso das tecnologias da informação e comunicação propiciou mudanças significativas na sociedade, mas a educação foi setor primordial na introdução dessa nova cultura para adequar a formação de professores às reformas educacionais e políticas da economia de mercado em voga no Brasil a partir da segunda metade dos anos de 1990. Neste cenário, a EaD, contribuiu para a formação de professores em nível superior pelos rincões do país, principalmente nas regiões norte e nordeste, no entanto, essa formação aligeirada na região de Guanambi deixou lacunas pedagógicas, e teve pouco apoio do poder público municipal para custeio, acesso e permanência nos encontros presenciais.


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