MONITORIA NO ENSINO DA QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO O AMBIENTE MOODLE DE APRENDIZAGEM

Ivaldo Nascimento, gustavo Alexandre de carvalho pereira, Alaine Maria dos Santos Silva

Resumo


Com a finalidade de solucionar dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula, a monitoria tornou-se uma ferramenta facilitadora e de apoio pedagógico. Porém, apenas este instrumento não qualifica. Para tanto, o uso de novas tecnologias como notebooks, tablets, celulares e outros, aliada ao acompanhamento monitorial torna o ensino mais didático e interativo. Entretanto, seu uso deve ser planejado de forma a criar condições de aprendizagem significativa, Permitindo a proximidade aluno/conteúdo. A monitoria aliada a ferramenta tecnológica motivará e incentivará o estudo tendo como consequência sucesso no rendimento escolar. Diante disso, elaborou-se um projeto de monitoria virtual que está sendo aplicado na 1ª série de uma escola pública, no município de Jardim do Seridó-RN, com 29 alunos que apresentavam dificuldades na aprendizagem da Química. Por meio de uma plataforma Moodle de aprendizagem o aluno monitor tira dúvidas e auxilia seus colegas no desenvolvimento e resolução de tarefas, podendo o professor e o estagiário supervisionar cada ação desempenhada. Este projeto foi desenvolvido durante o estágio II curricular, que contribuiu para a docência do curso superior de Licenciatura em Química EaD, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi possível obter um excelente êxito dos alunos após a inserção de um aluno monitor, sendo notório e positivo o desempenho em desenvolver as atividades e resolver questões de prova.

Palavras-chave: Química. Monitoria. Ferramentas Tecnológicas.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.