TIC’S - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A FRENTE DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

ANDERSON ORAMISIO SANTOS, GUILHERME SARAMAGO DE OLIVEIRA, SILVANA MALUSÁ, CAMILA REZENDE OLIVEIRA REZENDE OLIVEIRA

Resumo


Este artigo fala sobre a problemática que envolve a formação inicial do professor para o uso das tecnologias de comunicação e informação. Mostra que as transformações que vêm ocorrendo nos diversos campos da sociedade, aliadas ao desenvolvimento tecnológico e o consequente aumento da competitividade por um lugar no mercado de trabalho, passam a exigir novas posturas, tanto da escola, quanto do professor, destacando a necessidade de incorporar à sua prática educativa, os avanços tecnológicos nas áreas de comunicação e informação. A pesquisa consta de uma revisão bibliográfica apoiada em teóricos que debruçam sobre o tema. Constatou-se na realização da pesquisa que as TIC’s impõem desafios à formação de professores e à educação escolar, a incorporação das TIC’s, no âmbito escolar, deve ser considerada como parte da estratégia global de política educacional, levando em consideração a demanda social, carente de informações sobre o valor real da inserção das tecnologias como alavanca de inovações pedagógicas a serviço da construção de novos saberes, visando à formação de professores quanto ao uso pedagógico das novas tecnologias, os responsáveis pelo sistema educacional devem formular seminários, debates, realização de cursos de formação, que não devem se limitar ao ensino de conteúdos e habilidades.



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