A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E DA IDENTIDADE SOCIAL EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Marco Aurelio Silva Souza, Rita de Cassia da Silva Soares

Resumo


O ensino a distância apresenta-se como um importante objeto de pesquisa do comportamento social. A partir da análise do discurso escrito no ambiente virtual e das práticas sociais neste contexto, realizamos uma reflexão sobre as relações interacionais que ocorrem em um fórum online. Este estudo tem como objetivo verificar a construção de identidades em seus aspectos institucional e social, nas interações discursivas verbais que ocorrem entre tutor e cursistas em um curso de aperfeiçoamento à distância. O foco da pesquisa é a interação verbal escrita entre cursistas e tutor, no âmbito da análise da construção de suas identidades sociais e profissionais no AVA. O estudo verifica como ocorre a construção destas identidades, a partir de conceitos sociológicos, como são constituídas estas relações e quais identidades os cursistas e o tutor constroem através desta interação. Esta pesquisa configura-se como uma investigação ciberetnográfica (HALLET; BARBER, 2014), de natureza qualitativa e interpretativa (DENZIN; LINCOLN, 2006). A fundamentação teórica se baseia nos conceitos de identidades sociais (MOITA LOPES, 2001; BUCHOLTZ; HALL, 2005), identidades institucionais (PEREIRA; BASTOS, 2002), identidades virtuais (BENWELL; STOKOE, 2006) e identidades de professores (ASSAF, 2003; HSIU-TING, 2008; MAGALHÃES; NÓBREGA, 2016). Analisamos um conjunto de dados formado por 45 postagens do tutor e dos cursistas no fórum. Os resultados demostraram que os comportamentos sociais dos participantes refletem suas formações profissionais e o desejo de construir identidades específicas no ambiente online. Na medida em que o curso transcorre, os cursistas interagem com o tutor de modo mais expressivo. Nas trocas de mensagens, constroem diferentes identidades, perante os outros, verificadas a partir de seu comportamento linguístico. Durante o curso, ocorre uma transição das identidades institucionais (de professor e aluno), com a utilização de estratégias de assimetria e distanciamento, para identidades sociais (de amigos), a partir de estratégias linguístico-interacionais de aproximação e camaradagem. Estas características interacionais podem auxiliar os tutores na compreensão dos comportamentos de seus cursistas e buscar os melhores métodos de auxiliá-los em suas dúvidas.

Palavras-chave: Identidades, comportamento social, educação a distância.


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