EaD E A ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A EMPREENDEDORES DO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ

Rosely Cândida Sobral, Denise Rosana da Silva Moraes

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar as ações estratégicas de EaD do Programa Bom Negócio Paraná realizadas no âmbito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e seus impactos no atendimento aos empreendedores da região Oeste do Paraná. O Programa Bom Negócio Paraná oferece cursos de capacitação presenciais aos empreendedores da região que abrange o Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo de Foz do Iguaçu (NAE). Todavia os cursos presenciais não atendiam a demanda da região, principalmente pela dificuldade dos empreendedores em frequentarem o curso no período noturno. Assim o curso EaD surgiu como uma estratégia de atendimento a este público específico oferecendo as mesmas condições de aprendizagem com a utilização da tecnologia. Como metodologia utiliza a  pesquisa-ação, por meio da vivência com os participantes e observações. Fundamentada teoricamente nos estudos de Pierre Lévy sobre cibercultura onde salienta que os professores devem usar as ferramentas virtuais como estratégia em benefício da educação, explorando suas singularidades e dando mais espaço para que os estudantes participem mais ativamente do processo ensino aprendizagem. As análises possibilitam o entendimento das dificuldades encontradas pelos responsáveis do NAE bem como o amplo espaço de construção de saberes oferecido pelo ambiente virtual. Os resultados apontam para a construção de saberes que considerem a articulação da teoria e prática, complementares e não excludentes, com o uso da tecnologia da informação através de ambientes virtuais de aprendizagem para ampliação do atendimento da demanda empresarial, o que favorece o conhecimento e contribui para uma gestão efetiva das organizações.


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