Os recursos didáticos como mediadores das práticas e aperfeiçoamento docente: ambientação do futuro professor

Luzia Raquel Alves Figênio, Erivana D'Arc Daniel da Silva Ferreira, Jobenemar Carvalho dos Santos, Jaqueline dos Santos Gonçalves, Francisca Geane Marques Pinheiro Santos

Resumo


O presente trabalho se propõe a uma discussão das práticas pedagógicas com o emprego de recursos didáticos, permitindo assim, aos profissionais em docência, na modalidade Ensino a Distância ou presencial, maiores reflexões. Objetiva conhecer os recursos didáticos inseridos em sala de aula, bem como, investigar a efetividade de aprendizagem dos alunos, sob a ótica dos pesquisados. Quanto à metodologia a pesquisa se denomina bibliográfica pelo aporte teórico, sendo conforme sua finalidade, pesquisa descritiva. Para coleta de dados aplicou-se um questionário para uma amostragem com 27 professores. Como resultante da pesquisa observa-se que os professores, ao empregar quaisquer recursos, elevam o aprendizado que pode ir além do ângulo de visão, pois ganha maiores implicações e saberes, como: o manuseio de equipamentos, utilização de programa/software, planejamento e direcionamento de conteúdo, pesquisas de material na internet, dentre outros.  A integração dos recursos também se faz presente em quaisquer ações ou prática que o professor almeje. Portanto, percebe-se que o emprego e a possibilidade de articulação dos recursos didáticos na prática docente, sejam eles tecnológicos ou não, trazem mudanças significativas no processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto, o professor se encontra como principal articulador na mediação de aprendizagens significativas. Cabe ressaltar que a investigação pode ganhar novos olhares e debates, instigando novos estudos relativos a temática.

Palavras-chave: Recursos Didáticos. Professores. Práticas Pedagógicas. Formação Continuada.

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