PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA SOBRE OS MOOCS, COMPARANDO DADOS.

Pricila Silva de Souza, Ana Flavia da Silva, Gerlaine de Souza Costa, Paloma Rodrigues da Silva, Marcia Oliveira dos Santos, Valdemiro de Almeida Pinto

Resumo


Os MOOCs (Cursos Online Abertos Massivos) foram criados com o objetivo de popularizar o acesso à educação de forma livre, aberta e online. Os cursos são oferecidos por instituições de ensino reconhecidas e são na sua maioria em Inglês. O Veduca e o Coursera são duas importantes plataformas que disponibilizam cursos em diversas línguas, inclusive em Português. Este estudo entrevistou 184 estudantes de graduação da modalidade a distância, sendo 90 estudantes no ano de 2014 e 94 no ano de 2016, todos alunos das universidades públicas, integrantes do Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). Os dados de 2014 revelaram que os MOOCs apresentavam baixa popularidade entre os alunos da modalidade EaD e que as principais barreiras não se restringiam ao acesso a Internet ou a língua  inglesa. Em 2016, apesar do aumento sensível na quantidade de alunos que mencionaram conhecer os cursos massivos, a maioria ainda os desconhece. A lingua inglesa e o acesso a Internet também não configuraram como fatores limitantes. Os alunos mencionaram não haver divulgação dos MOOCs pelas universidades ou pelo Consórcio CEDERJ.Para os alunos que conhecem os MOOCs, são as plataformas Veduca e Coursera as mais conhecidas. Os resultados sinalizam para a necessidade de continuidade e aprofundamento do estudo rumo a compreensão das melhores formas de divulgação dos MOOCs para o público EaD.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.