A HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA): olhares da tutora online e das discentes de pós-graduação EAD

Marluce de Almeida Carlos, Silvana Karine Costa Francelino

Resumo


Este artigo objetivou diagnosticar as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) enfatizando a dinâmica humano-relacional, os vínculos de afetividade proximal nas interações professor, tutor e discentes. Em especial identificou ferramentas norteadoras de humanização, potencializou a averiguação das causas de alertas ou reclamações dos discentes nas inter-relações e discussões. As metodologias pesquisa bibliográfica e a observação participante contribuíram na sistematização dos dados obtidos e na constatação dos resultados. Os teóricos Maturana (2002); Maturana & Varela (2001); Lévy (1996);  Carneiro & Maraschin (2005); Beiller (2004); Maraschin & Axt (2005); Lévy (1993) e Azevedo (2003) embasam as discussões sobre os processos comunicativos e interativos no AVA. Moore & Kearsley (2007); Lévy (1999); Maturana & Varela (2001); Vygotsky (1998/2003) discutindo as interfaces nas relações Humano-Relacional. Os resultados mostram que as Universidades investigadas usam o AVA de forma distinta enquanto instrumento do processo ensino-aprendizagem. O fórum potencializa a dinâmica humano-relacional, vivencia a troca de conhecimentos mediados e motivados pelo feedback do tutor online na EAD UAB-UFAL. A ausência do tutor online ocasiona o ¨silêncio virtual¨ no relacionamento homem-máquina, inibe a criatividade dinâmico-pedagógica e chega a provocar evasão na EAD UNOPAR.

Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Educação à Distância (EAD). Humanização. Tutor. Discentes.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.