AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E INTERATIVIDADE NA PERSPECTIVA DE DOCENTES E DISCENTES

Cintia Ramalho Caetano da Silva

Resumo


Os recursos viabilizados pelas tecnologias digitais, em especial pelo computador conectado a Internet, têm possibilitado a alunos e professores novos meios e estímulos de aprendizado, através da utilização de softwares educacionais e de ambientes digitais que se tornam espaços educativos, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). A evolução das tecnologias de informação e comunicação (TICs) traz para a educação as tecnologias digitais, modificando totalmente a forma como os alunos aprendem, e como os professores ensinam. Quando se fala de ambientes educativos, um problema de usabilidade pode representar não somente a não realização de uma tarefa, mas sim a paralisação do processo de construção do conhecimento, sendo um elemento fundamental para as interações no ambiente. A usabilidade é um conceito que se refere à qualidade da interação de sistemas com os usuários e depende de vários aspectos, como por exemplo, facilidade de aprendizado, facilidade de uso, satisfação do usuário, flexibilidade, produtividade, entre outros (SANTOS, 2008). Esta pesquisa investiga as questões de usabilidade e interatividade na perspectiva dos docentes e discentes, na utilização de AVAs, levando em conta as 10 (dez) heurísticas de usabilidade de Nielsen (Nielsen, 1994). Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa–descritiva, através da aplicação de questionários on-line, onde os entrevistados tiveram a oportunidade de avaliar as ferramentas dos AVAs que relatam ter experiência.Por fim, chegou-se à conclusão de que, de uma forma geral, a usabilidade é dita como boa e as ferramentas mais criticadas dos AVAs foram a wiki, glossário e questionário. Quanto à interatividade nos AVAs também é considerada boa, quase totalmente efetiva pelos entrevistados.


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