AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS DESDOBRAMENTOS NA IMPLANTAÇÃO DA MODALIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS NO SETOR PRIVADO

Ana D'Arc Maia Pinto

Resumo


Resumo:

Este trabalho destina-se a refletir sobre as políticas públicas de educação a distância e seus desdobramentos na implementação da modalidade em cursos de graduação presencial no setor privado. Para subsidiar a reflexão, tomou-se como categoria metodológica analítica, alguns documentos oficiais como a LBDEN nº 9.394/96, as Portarias nº 4.059/2004 e nº 2.253/2001 além de marcos regulatórios. No contexto teórico empírico, levou-se em conta estudos que abordem sobre estes marcos legais na implantação e funcionamento institucional da EaD nestes cursos, assim como alguns desdobramentos que estes panorama reserva. Como resultado deste estudo, identificou-se que a possibilidade da oferta de 20% de disciplinas na modalidade em EaD conforme a Portaria nº 4.059/2004 em cursos regulares de graduação acabam por permite que qualquer instituição comece a oferecer este recurso em seus cursos, sem exigências uma vez que estes, serão avaliados somente a posteriori, quando ocorrerem os processos de reconhecimento ou renovação de reconhecimento. Outro ponto encontrado por este estudo e que merece atenção é o fato de que, o Estado na intenção de estabelecer políticas educacionais fundamentadas no sentimento de satisfazer as ações multissetoriais deixam de considerar como fator preponderante a qualidade das ações educacionais e a dimensão da influência que estes procedimentos podem oferecer para a promoção dos processos educativos do segmento. Neste sentido, e como elemento de reversão desta lacuna, identifica-se a necessidade de ações que considere aspectos como: a capacitação da equipe pedagógica envolvida na oferta, em especial as tutorias, cuidado da escolha do ferramental tecnológico utilizado, flexibilidade de gestão, visão estratégica dentre outros recursos que venham contemplar a elevação do nível de qualificação da oferta da modalidade.

Palavras-chave: Política Pública Educacional. Educação a distância. Educação Superior.


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