EaD no Brasil - Educação ou “Engessamento” a Distância? Algumas considerações sobre as políticas e as práticas oficiais de EaD no Brasil

Maria Conceição Alves de Lima

Resumo


Resumo - A migração do conhecimento para o espaço digital e o uso cada vez mais intensivo das tecnologias da Internet subverteram muitos dos conceitos tradicionais vigentes no século anterior, dentre eles o de presença e o de distância, o que vem afetando, substancialmente, o segmento educacional no que diz respeito às novas formas de aprender e ensinar na atual Sociedade do Conhecimento. Em nosso país, a consequência mais imediata foi a regulamentação oficial do ensino à distância e a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos meados da década de 2000/2010. Este artigo se propõe a analisar o modelo de Educação a Distância (EaD) brasileira aplicado ao ensino superior, no sentido de apontar e discutir alguns pontos estratégicos que, além de engessar (e, consequentemente, restringir) o acesso da população a esse nível de formação de mão de obra qualificada, vêm impedindo a plena evolução dessa modalidade no país, em contraponto com os avanços que a genuína  Educação Aberta a Distância (EAD) tem alcançado nas esferas mundiais mais evoluídas.

Palavras chave: Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, políticas brasileiras de ensino à distância.


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