Programação Virtual

 

PROGRAMAÇÃO GERAL DO SIED:EnPED:2016

 

:: ETAPA VIRTUAL

 

- Etapa Virtual: 

.: Confira a Relação de Trabalhos aqui 

.: Confira as orientações para apresentação aqui 

.: Acesse o ambiente virtual do evento aqui

PRIMEIRO DIA de evento – 8 de setembro de 2016 (dia inteiro)

Dia inteiro:

Boas vindas e recepção dos participantes no ambiente virtual

Orientação sobre a dinâmica/logística das discussões e tira-dúvidas gerais

17h30 – 19h:

Abertura do Evento: webconferência (síncrona e gravada para disponibilizar no ambiente)

DIAS SEGUINTES do evento – 9 a 25 de setembro de 2016 (horários livres / dia inteiro)

§ Atividades: webconferências e salas virtuais para discussão:

*    Palestras encomendadas (25 apresentações)

*    Apresentação de trabalhos (são mais de 400 trabalhos)

 

.: Dinâmica 1: Palestras em tempo real (pré-agendadas), por meio de Webconferências.

 

.: Dinâmica 2: Discussão e interação entre participantes, com mediação dos palestrantes e com apoio de moderadores/animadores das salas virtuais. Além das participações esporádicas, cada palestrante poderá indicar um momento de atendimento online, para uma “Conversa com o Especialista”.

 

.: Dinâmica 3: Fusão das duas anteriores (palestrante oferece Webconferência e participa da moderação no ambiente virtual.

 

Observação: As apresentações de trabalho seguirão dinâmica semelhante às opções 2 e 3; ou seja, o apresentador do trabalho deve moderar discussão no ambiente virtual de aprendizagem e, opcionalmente, pode oferecer webconferência.

 

Relação de Palestras da etapa virtual:

A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ORGANIZADA EM PROJETOS – BEATRIZ SANTOS [CEUCLAR]

A DOCÊNCIA ON-LINE NA EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA – JÚLIO COLABARDINI [UNINCOR / UNICAMP]

ACESSIBILIDADE PARA CEGOS NO ENSINO SUPERIOR: UM MÉTODO DESENVOLVIDO NA EAD-UFSCAR – DOUGLAS PINO e CLARISSA GALVÃO BENGSTON [SEAD-UFSCAR / EDITORA PIXEL]

ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE EAD NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO EM PROCESSO – PRISCILA BIANCHI [UFSCAR]

ACULTURAÇÃO DOCENTE - A OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA E A COMPREENSÃO DE UM NOVO TRABALHO DOCENTE – MARA YÁSKARA CARDOSO [UNIV. BRAZ CUBAS]

BASE DE CONHECIMENTO E TPACK – LUCIANE PENTEADO CHAQUIME [IFSP] e ANDRE GARCIA CORREA [IFSP]

DOCÊNCIA NA EAD – ROSELAINE RIPA [UDESC]

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING, ESTILOS DE APRENDIZAGEM E PERSONALIZAÇÃO – DANIELA MELARÉ BARROS [UNIVERSIDADE ABERTA – PORTUGAL]

EDUCAÇÃO TRANSMÍDIA – PAULO MONTANARO [UFSCAR]

FORMAÇÃO CIDADÃ A DISTÂNCIA: ABERTURA DO CURRÍCULO A COLETIVOS EM REDE – JACIARA CARVALHO [UNESA]

FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO SISTEMA UAB – JULIANA BRANCO [UEMG]

FORMAÇÃO E SABERES PARA O EXERCÍCO DA TUTORIA VIRTUAL – PRISCILA CESÁRIO [UFSCAR]

FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS: POSSIBILITANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS – MARY SALES [UNEB]

GAMIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA – PAULA CAROLEI [UNIFESP]

GESTÃO ARTICULADA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – IZABEL MEISTER e VALÉRIA LIMA [UNIFESP]

INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES A DISTÂNCIA – KARINA MARCON [UDESC]

INDICADORES DE QUALIDADE EAD: UMA AVALIAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA – JACQUELINE LAMEZA [CENTRO UNIV. BELAS ARTES SP]

JOGOS EDUCACIONAIS ABERTOS – JOICE OTSUKA e DELANO BEDER [UFSCAR]

MOVIMENTO MAKER E O TRABALHO POR PROJETOS NA ESCOLA – SERGIO DANIEL FERREIRA [PROJETO EXPERIMENTOTECA MAKER - SÃO CARLOS – SP]

OS DESAFIOS DO USO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NA EAD: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA NO BRASIL – MARIA SÔNIA VELOSO [UFRR]

PROTAGONISMO DOCENTE: COMO DESENVOLVER E CONECTAR VALORES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? – CLÁUDIA DIAS [UNIV. INTERNAC. LA RIOJA]

QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – RONEI MARTINS [UFLA]

SALA VIRTUAL: UMA OPÇÃO TECNOLÓGICA PARA SOCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL – ILKA SERRA [UEMA]

TECNOLOGIAS, CRIANÇAS E EDUCAÇÃO: ASPECTOS CIDADÃOS E ÉTICOS – PATRICIA FALCÃO [INSTITUTO EDUC. SÃO JOÃO DA ESCÓCIA / UFSCAR]

TRAGA O SEU PRÓPRIO DISPOSITIVO (BRING YOUR OWN DEVICE – BYOD) E PERMANEÇA CONOSCO, EM AULA – CÍNTIA BOLL [UFRGS]

– TECNOLOGIA E FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA - WILSON JOSÉ ALVES PEDRO [UFSCAR]

 

ÚLTIMOS DIAS do evento – 22 a 25 de setembro de 2016 (dia inteiro)

Dia 22 e 23 (horário livre) – Lançamento de livros

Dia 23 (tarde) – Webconferência de fechamento da Etapa Virtual do SIED:EnPED:2016

Dia 23 a 25 (horário livre) – Sistematização das discussões e fechamento das análises pelos especialistas/palestrantes (a síntese pode ser base para discussões presenciais).

Dia 23 – Encerramento da etapa virtual

 

:: Confira a programação da ETAPA PRESENCIAL

 



ISSN: 2316-8722