Anais do I SIED:EnPED - Relação de trabalhos apresentados no evento - Edição 2012.
Sumário
Artigos
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE EDUCADORES E GESTORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL | |
Daniel Mill, Hermano Carmo |
PRODUÇÃO EM REDE DE MATERIAIS DIDÁTICOS ONLINE PARA FORMAÇÃO DE JOVENS MONITORES DO PROGRAMA TELECENTROS.BR | |
Luciana Zenha, Leonardo Zenha Cordeiro |
ABORDAGEM MULTIMÉTODO NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
Suzi Samá Pinto, Débora Pereira Laurino |
FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA DA WEB 2.0 E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR COMPUTADOR: CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO ON-LINE | |
Júlio Resende Costa |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DEMOCRATIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO | |
Julio Candido de Meirelles Junior, Camyla Delyz do Amaral Meirelles |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL | |
Carlos Eduardo Candido Pereira, José Luis Bizelli |
O AVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES SOBRE A EAD E AS PRÁTICAS DE USO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA | |
Ariane Ranzani |
O USO DE TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDEFININDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA | |
Maria Sílvia Cintra Martins, Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld |
AVALIAÇÃO E GESTÃO DA TUTORIA: UMA DUPLA DINÂMICA PARA O BOM ANDAMENTO DO CURSO | |
Karina Abranches de Faria Berti, Luiz Lenarth Gabriel Lenarth Vermaas |
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR – UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA MESMA UNIVERSIDADE EM MODALIDADES DIFERENTES: PRESENCIAL E A DISTÂNCIA | |
Selma Leila Bergo Martins |
PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES ONLINE | |
Elmara Pereira de Souza, Eduardo David de Oliveira |
APRENDIZAGEM NAS REDES SOCIAIS: COLABORAÇÃO ONLINE NA PRÁTICA DE ENSINO PRESENCIAL | |
Adriana Alves Novais Souza, Henrique Nou Schneider |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE EXCITADA: A RÉGUA E O COMPASSO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA | |
Juliana Rossi Duci |
DO MOODLE À COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA | |
Madileide de Oliveira Duarte |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES | |
Maria Betanea Platzer, Márcia Regina Onofre, Carlos Eduardo Candido Pereira, Maria Iolanda Monteiro, Aline Sommerhalder, Fabiana Marini Braga |
DESIGN INTEGRADO E ARTICULAÇÃO DIALÉTICA DAS DIMENSÕES AVALIATIVAS NA EAD | |
Rosária Helena Ruiz Nakashima, Stela Conceição Bertholo Piconez |
PROGRAMA REDE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E A INSTITUIÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA | |
Cicera Aparecida Lima Malheiro, Klaus Schlünzen Junior, Danielle Aparecida Nascimento dos Santos |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO CIDADÃ: POTÊNCIAS E DESAFIOS | |
Diovana Paula Paula de Jesus, Eliane Medeiros Borges, Priscila Aleixo da Silva |
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA VIA COOPERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Silvana Corbellini |
CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO “PELA” E “PARA” CIDADANIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA | |
Jaciara de Sá Carvalho |
A INFORMÁTICA EDUCACIONAL E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APROPRIAÇÃO OU RESIGNAÇÃO? | |
Norinês Panicacci Bahia |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA E O COMBATE À HOMOFOBIA | |
Tiago Henrique Klengel Biasotto Mendes |
IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA SOCIAL EM CURSO A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD | |
Alessandra Fracaroli Perez, Dyjalma Antonio Bassoli, Carmen Silvia Gonçalves Lopes, Jose Dutra de Oliveira Neto, Edson Walmir Cazarini |
OFERTA E EXPANSÃO DA PÓS GRADUAÇÃO PÚBLICA VIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Sebastião Pereira dos Santos |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO GLOBAL MEDIADA PELOS INSTRUMENTOS DA TUTORIA | |
Josenir Hayne Gomes, João Carlos Relvão Caetano |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EAD: SUPERAÇÃO DE LIMITES E LIMITES DA SUPERAÇÃO | |
Aline Gabriele Pereira, Jacqueline de Castro Laranjo, Fernando Selmar Rocha Fidalgo |
MATERIAL DIDÁTICO E NOVAS TECNOLOGIAS EM EAD: HISTÓRICO E PROPOSTAS INOVADORAS | |
Ana Roberta Vieira de Alcantara |
PROCEDIMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO | |
Aila Stefania de Almeida, Ana Paula Araujo Fonseca, Ana Letícia Simonato Barboza |
FOMENTO AO USO DAS TICs NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO | |
Marcia Taborda, Patricia Seefelder de Assis, Sheila Nunes, Leila Menezes, Celly Saba |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOB O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | |
Daniela Salgado Gonçalves da Silva, Luciana de Souza Gracioso |
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: BASES DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA E EMANCIPADA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EM IES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Marco Antonio Nicotari, Mário Nishikawa Nishikawa |
BREVES DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DOS ANOS NOVENTA ATÉ O MOMENTO ATUAL | |
Ediane Carolina Peixoto Lopes Maturano, Sebastião de Souza Lemes |
OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ROMPENDO A VIRTUALIDADE TEÓRICA | |
Jaqueline Costa Castilho Moreira |
A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ENTRE ESTUDANTES | |
Fabiano Lemos Pereira |
PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DE ALUNOS NO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS QUE SIMULAM SITUAÇÕES-PROBLEMA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP/UNIVESP | |
Ivan Pagnossin, Carolina Costa Cavalcanti, Roberta Soledade, Gil da Costa Marques |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS | |
Liana Barcelos Porto, Miguel Alfredo Orth |
PROFESSOR EM EAD: SABERES CONSTITUÍDOS LIÇÕES APRENDIDAS | |
Silviane da Silva Rocha, Maria Socorro Lucena Lima |
ANÁLISE DE INTERAÇÕES TUTOR-ALUNO COM ÊNFASE NA AFETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | |
Michely Santos Araújo |
TUTOR É PROFESSOR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Flávio Américo Tonnetti |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITAR E “ESTAR JUNTO VIRTUAL” | |
Agnaldo de Oliveira |
TI EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS | |
Renan Moretti Bertho, Carlos Eduardo Candido Pereira, Fábio Aparecido Candido da Silva, Márcia Noélia Eler, Patrícia Helena de Oliveira Maldonado, Thaysa Soares de Almeida Tardim |
INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO CASO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESAD/UFS | |
Bruna Monalisa, Márcio Batista Santos, Michely Santos Araujo, Ayslan Jorge Santos de Araujo |
APRESENTAÇÕES VIRTUAIS MULTIMÍDIA: A EXPERIÊNCIA DO LaTIC/UERJ | |
Marcia Taborda, Sheila Nunes, Vinícius Antunes |
O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE: REFLEXÕES E RESULTADOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA | |
Ana Paula de Lima Rodrigues, Taís Fim Alberti |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM | |
Patrícia Takaki Neves, Rhayane Stéphane Silva Andrade |
DESIGN EDUCACIONAL CONSTRUTIVISTA: O PAPEL DO DESIGN COMO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Marcus Neves, Cláudia Centeno, Miguel Orth, Fabiane Fruet, Janete Otte |
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM | |
Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, Rosângela Andrade Aukar de Camargo |
A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA METROLOGIA E DA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE: PROPOSTA PARA CURSOS DE ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | |
Luiz Antonio Silva dos Santos, Luciana e Sá Alves |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EAD: FUNDAMENTOS E AÇÕES FORMATIVAS | |
Adriana Barroso de Azevedo |
BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL | |
André Garcia Corrêa, Daniel Mill |
O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCar: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO? | |
Carlos Eduardo Candido Pereira, Aline Sommerhalder, Fabiana Marini Braga, Roseli Maria Cuzzo Cury |
O DIÁRIO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: ASPECTOS FORMATIVOS PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO | |
Ana Paula Gestoso de Souza, Adriana Helena Bueno, Ana Lucia Masson Lopes, Dirce Semensato, Elisa Gomes Magalhães, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira |
TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO: POSSIBILIDADES DOS RELATÓRIOS DO MOODLE | |
Danilo Garcia da Silva, Kátia Morosov Alonso, Cristiano Maciel |
INTERAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL: INFLUÊNCIA DOS ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM LÍNGUA ESPANHOLA | |
Carla Maluf Tomazella |
A EaD CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PÚBLICA? | |
Renata Gomes da Silva, Eloiza Gomes de Oliveira |
COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS: O “OLHAR” DO TUTOR PRESENCIAL DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL | |
Rosimeire dos Santos, Stelamary Aparecida Despincieri Lahan, Leandro Osni Zaniolo |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PARCERIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES-REGENTES | |
Fabiana Vigo Azevedo Borges, Aline Reali |
REFLEXÕES SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO BRASIL | |
Marcio da Costa Berbat |
EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
Antonio Luiz Fernandes Marques, Alexandra Maria da Silva |
REDEFOR: UMA DAS PONTES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENSO CRÍTICO DO DOCENTE DE ENSINO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO | |
Cláudia Regina da Silva Franzão, Elaine Carneiro D. Sant’Anna |
PRÁTICA E ENSINO EM EDUCAÇÃO MUSICAL: FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NA UFSCar | |
Jane Borges de Oliveira Santos |
PROPOSTA DE UMA PLATAFORMA DE SOFTWARE PARA A MELHORIA DA GESTÃO DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAIS | |
Tatiana Silva de Alencar, Sandra Abib, Alan Sanches Benazzi Garcia, Meire Ramalho de Oliveira |
CARACTERÍSTICAS, AVALIAÇÕES E COORDENADORES DE POLO NOS POLOS PRESENCIAIS DA REGIÃO SUL | |
Monica Pagel Eidelwein, Dilce Eclai de Vargas Vicente, Celso Costa, Maria Renata da Cruz Duran, Tatiana de Lourdes Massaro |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ALIADOS À PRÁTICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, ANO 2011 | |
Antonio Luiz Santana |
GESTÃO DA EAD NO BRASIL: DESAFIO OU OPORTUNIDADE? | |
Valquiria de Lima Tavares, André Luiz Gonçalvezs |
PROPOSTA DE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM FRONTER COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Jerusha Mattos Câmara, Herbert Alexandre João |
A CULTURA DA CONVERGÊNCIA E O DIÁLOGO NA EAD: ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA LEITURA DE BAKHTIN, VYGOTSKY E JENKINS | |
Paulo Roberto Montanaro, Cláudia Raimundo Reyes |
INTERAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E ESCOLAS – PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ONLINE | |
Luciana Cristina Cardoso, Aline Reali |
O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO | |
Ketlen K. Teles Lucena, Luzinaldo Barreiros de Moura, Selma Maria Silva do Nascimento, Adenilson Roberto de Oliveira Filho, Gisele Gomes de Souza, Walfredo da Costa Lucena Filho |
SOBRE OS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: O SONHO DE (NÃO) SER PROFESSOR | |
Silvana Claudia dos Santos |
A CONCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O MODELO E-LEARNING NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ | |
Elaine Mandelli Arns, Patrícia Penkal de Castro |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A ATIVIDADE COLABORATIVA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | |
Camila Torricelli, Andreia Correa |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO E-JOVEM (SEDUC/CE) A PARTIR DOS CONCEITOS DE BROADCAST E INTERATIVIDADE | |
Demetrius Oliveira Tahim, Maria Inês Detsi de Andrade Santos |
PROPOSTA DE MODELO DE EDITAL DE CONTRATAÇÃO E SUGESTÃO DE ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS | |
Gláucia Maria Cavasin, Fernanda Cristina Alcantara dos Santos, Joanna D'Arc Herzog Soares, Aline Helena Silva Cruz, Aline Andrade Mourão, Paulo Henrique Silva e Sousa |
LETRAMENTO DIGITAL COMO REQUISTO PARA A INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA | |
Viviane Raposo Pimenta, Leonardo Moreira Pereira |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: ALGUMAS REFLEXÕES | |
Sandra Regina dos Reis Rampazzo, Okçana Battini |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA: O DISCURSO DE DIRETORES ESCOLARES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA | |
Ana Maria Falsarella |
A AULA: ANÁLISE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM | |
Durcelina Ereni Pimenta Arruda |
DESAFIOS DO ENSINO DA FILOSOFIA NA UEMA/MA: EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
Leila Amum Alles Barbosa |
O PROCESSO DE EVASÃO (OU DESISTÊNCIA) NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL OFERTADO PELO CAMPUS EAD-IFRN: CAUSAS POSSÍVEIS | |
Alexsandro Paulino de Oliveira, Ilane Ferreira Cavalcante, Rousiêne da Silva Gonçalves |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TRABALHO DIDÁTICO E PRÁTICAS NA TUTORIA | |
Dayse Martins Hora, Rosilene Ramos Gonçalves, Selma Libania dos Santos |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO | |
Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior |
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FUNÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Juliana Cássia de Souza, Míriam Navarro de Castro Nunes |
AS VIDEOAULAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA: OBSTÁCULOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO | |
Eni de Faria Sena |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) | |
Deys Araújo da Silva, Marcos Roberto Fernandes Gurgel, Celso José da Costa, Maria Renata da Cruz Duran, Tatiana de Lourdes Massaro |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MOODLE - MÚSICA UAB UFSCar | |
Waine Teixeira Júnior |
DINÂMICA ORGANIZACIONAL: ESFORÇOS E ADAPTAÇÕES NO ENSINO SEMIPRESENCIAL | |
Valéria Cristina Rodrigues Sarnighausen, Rosilda dos Santos Morais, Thomas Lima Barcelos Ferreira, Michel Paschini Neto, Rosebelly Nunes Marques |
AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD: O CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE TUTORES | |
Carla da Conceição de Lima |
REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS E A REPERCUSSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) | |
Regina Machado, Alexandre Pinto |
AGENTE DE RECOMENDAÇÕES DE ESTUDO E DE ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS | |
Ubiratan Campos, Gislaine Cristina Micheloti Rosales, Wellington Camargo, Fernando Vieira Duarte, Regina Araújo |
GESTÃO DE NOTAS E FREQUÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA DA UFSCAR | |
Glauber Santiago, Kênia Rosa Nazário, Larissa Amurov Korsokovas |
REGIÃO NORTE, POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO DE POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL | |
Nilzete Costa de Melo, Graciete Pantoja Antunes, Tatiana de Lourdes Massaro, Maria Renata da Cruz Duran, Celso José da Costa |
TUTORIA, LINGUAGEM E DIÁLOGO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Luís Cláudio Dallier Saldanha |
ANÁLISE DA WEBCONFERÊNCIA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS - EAD - UFES | |
Joelma Abreu Silva |
O PAPEL DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Leonardo Nogueira da Silva Filho |
A DISTÂNCIA DAS TIC’S COM A FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DA INCLUSÃO E USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES | |
Carolina Mendonça Fernandes de Barros |
A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: O POLO PRESENCIAL DE ITAPEMIRIM – ES | |
Adriana Paula Viana Alves, Silvana Batista Sales |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A INTERATIVIDADE COMO DESAFIO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | |
Suselei Aparecida Bedin Affonso, Eliane Quinelato |
A PERCEPÇÃO DA CIÊNCIA PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UFMG | |
Jessica Norberto Rocha |
USO DE GAMES POR CRIANÇAS: VIRTUALIDADE E SIMULAÇÃO NO ESPAÇO LÚDICO | |
Wagner Antonio Junior, Tizuko Morchida Kishimoto |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD | |
Gianine Maria de Souza Pierro, Márcia Cristina Alves dos Santos, Rosalva Drummond |
OS POLOS DO SISTEMA UAB E SEUS COORDENADORES NAS REGIÕES NORDESTE, NORTE E SUL DO BRASIL | |
Maria Renata da Cruz Duran, Tatiana Massaro, Celso José da Costa, Tel Amiel |
ATITUDE PROATIVA E PRAXIS POLITICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL NA PEDAGOGIA EAD SEMIPRESENCIAL DA UNIRIO | |
Ana Kerlly Souza da Costa, Luiz Eduardo Marques da Silva |
DESAFIOS NA GESTÃO DA EAD: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DE POLOS MODELOS COMO UNIDADES GESTORAS | |
Sonia Maria Vilela Bueno, Helcimara Affonso de Souza, Delaine Borin Gibeli Viana, André Alves de Souza |
PRÁTICAS FORMATIVAS NA EAD: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS ENTRE O VIRTUAL E O REAL | |
Ariádne Joseane Félix Quintela |
A PRODUÇÃO MATEMÁTICA COLETIVA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO IV A DISTÂNCIA | |
Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni |
ALGUMAS DISCUSSÕES POSTADAS NO BLOG/GEPEF/UFSM RELACIONADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Ana Paula Facco Mazzocato, Hugo Norberto Krug |
CALEIDOSCÓPIO: AS MULTIVISÕES FACETADAS DA PESQUISA COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Silvana Corbellini, Luciane Magalhães Corte Real |
LINGUAGEM E CONHECIMENTO: MÍDIA, TERRITÓRIO, IDENTIDADE CULTURAL E SUAS INTERFACES COM AS TICs | |
Inêz aparecida Carvalho Leão, Heberth Paulo de Souza, Vicente de Paula Leão |
CONHECIMENTO E HABILIDADES DOS DOCENTES DA UAB/UECE NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS | |
Viviani Maria Barbosa Sales, Antonio Cavalcante Filho |
VIOLÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS): EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO ESTUDANTES/ MATERIAL | |
Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho, Bruno Westermann |
A IDENTIDADE DOCENTE DO TUTOR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Antonio Cavalcante Filho, Viviani Maria Barbosa Sales, Francione Charapa Alves |
AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM EM FÓRUNS VIRTUAIS | |
Helio Oliveira |
TUTORIA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS | |
Francisnaine Priscila Martins de Oliveira, Claudia Maria de Lima |
ATUAÇÃO DO PROFESSOR-TUTOR NO CONTEXTO DA DROMOCRACIA CIBERCULTURAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Deise Santos do Nascimento, Márcio Batista Santos, Michely Araújo |
SISTEMA DE SELEÇÃO REMOTA: UMA FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE SELEÇÃO ONLINE | |
Antônio Artur de Souza, Daniele Oliveira Xavier, Bernardo Franco Tormin, Fabrício Aguiar Silva |
ELEMENTOS FORMADORES NA DOCÊNCIA DO TUTOR A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SEMIPRESENCIAL | |
Naiola Paiva de Miranda, Lucas Melgaço da Silva, Nicolino Trompieri Filho |
PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/CEAD-UNIMONTES E A PREFÊNCIA PELO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI) QUANTO A DISPOSIÇÃO DO TEXTO E O ENTENDIMENTO DA LEITURA | |
Zilmar Cardoso Santos Cardoso, Jânio Marques Dias, Maria Ângela Lopes Dumont Macedo, Fernando Guilherme Veloso Queiroz, Maria Aparecida Pereira Queiroz, Vivianne Margareth Chaves Reis, Rogério Santos Brant, Gustavo Souza Santos, Ronilson Ferreira Freitas, Anne Priscilla Peixoto Soares, Elaine Carla Lopes Câmara, Josiane Santos Brant Rocha |
DIA DA BIOLOGIA UERJ NO POLO: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Celly Cristina Nascimento-Saba, Lucienne Sampaio de Andrade, Daniela Beltrão de Souza |
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPE | |
Danielle Fabiola do Nascimento |
DISCIPLINA SOBRE A EAD NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA DA UFMG | |
Priscila Rezende Moreira, Rosilene Oliveira de Carvalho, Fernanda Araújo Coutinho Campos, Fernando Selmar Rocha Fidalgo |
CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITRO REGIONAL DE QUADRA DA CBV/UCV EM PARCERIA DO CEAD – UNIMONTES: PERFILAMENTO DO ALUNADO, INDICADORES DE AVALIAÇÃO E CAMINHOS DE QUALIDADE | |
Vivianne Margareth Chaves Reis, José Fardim, Maria Angela Lopes Dumont Macedo, Betania Maria Araújo Passos, Fernando Guilherme Veloso Queiroz, Zilmar Santos Cardoso, Maria Aparecida Pereira Queiroz, Rogério Santos Brant, Gustavo Souza Santos, Ronilson Ferreira Freitas, Anne Priscilla Peixoto Soares, Elaine Carla Lopes Câmara, Patrícia Takaki Neves, Josiane Santos Brant Rocha |
DIREITOS HUMANOS E INFÂNCIA: DEBATENDO A CIDADANIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | |
Altina Abadia da Silva, Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Elma Valéria Lopes, Gabriel de Melo Neto, Geraldo Sadoyama, Heloisa Vitória de Castro Paula, Maristela Vicente de Paula, Neila Maria Mendes Borges, Normalene Sena de Oliveira, Maisa Pires Pacheco |
A PESQUISA SOBRE DIDÁTICA NOS CURSOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TENDÊNCIAS E LACUNAS | |
Nanci Neves Cardim, Dominique Maciel, Sonia Regina Mendes |
REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Carmen Maria Cipriani Pandini, Tania Regina da Rocha Unglaub |
AS CONVERGÊNCIAS DA EAD COM O ENSINO PRESENCIAL: O CASO DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO IFRN | |
Carla Aguiar Falcão, Ilane Ferreira Cavalcanti, Girlene Moreira da Silva |
ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSO ON-LINE | |
Eliamar Godoi |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES OFERECIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UFU | |
Marisa Pinheiro Mourao, Luciana Charão de Oliveira, Gabriela Martins Silva, Mara Dutra Ramos Rios |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS NA SEAD-UFSCAR | |
Ian Rittmeister Mazzeu, Mariana Derigi Ambrózio |
AVALIANDO UM CURSO A DISTÂNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE | |
Carmen Maria Casquel Monti Juliani, Wilza Carla Spiri, Silvana Andréa Molina Lima, Regina Stella Spgnuolo |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Marise Maria Santana da Rocha, Leonardo Cristian Rocha, Ludymilla Anunciação Cunha |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO PRESENCIAL: CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS | |
Elizabete Monteiro de Aguiar Pereira, Luiz Antônio da Rocha Andrade |
TEORIAS DE APRENDIZAGENS NA EAD: FUNDAMENTAÇÃO NO USO DOS RECURSOS DE DESIGN INSTRUCIONAL E DESIGN INTERACIONAL | |
Reginaldo Aparecido Gotardo, Helcimara Affonso de Souza, Estevam Hruschka Junior, Delaine Borin Gineli Viana |
MULTILETRAMENTOS DE ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFOP: POSSIBILIDADES ACADÊMICAS | |
Gláucia Jorge, Hércules Tolêdo Corrêa |
DIDATICIDADE NA/DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA VIRTUAL | |
Ramony Silva Reis Oliveira |
PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE NA EAD: MATERIAL DIDÁTICO E TUTORIA NA CONSTRUÇÃO DA SALA DE AULA DE UMA DISCIPLINA | |
Fabrícia Vellasquez Paiva, Anne Caroline Silva Gonçalves, Mariane Diaz |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES OFERECIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UFU | |
Marisa Pinheiro Mourao, Luciana Charão de Oliveira, Gabriela Martins Silva, Mara Dutra Ramos Rios |
CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE VIDA NA DOCÊNCIA VIRTUAL | |
Inajara Salles Viana Neves, Fernado Fidalgo |
ISSN: 2316-8722