A APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Os desafios no ensino à distância no Polo UAB de Imperatriz

Marcos Silvestre da Silva Borges, Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues

Resumo


O presente artigo científico discute as novas tecnologias na Educação a Distância - EAD, bem como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Os métodos utilizados para a coleta de dados se deu pela conversa informal com a Coordenadora de Polo e, posteriormente, aplicação de questionário ao coordenador de Polo, professores, discentes, tutores presenciais do Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB de Imperatriz que constitui o foco desse estudo. A EAD representa uma quebra de paradigma quando comparado ao modelo tradicional de ensino totalmente presencial. Diante disso, faz-se necessário estudar a problemática envolvendo a aplicação de novas tecnologias na educação, para que se possa mensurar o grau de participação dos docentes e discentes, além de levantar as principais dificuldades encontradas pelos sujeitos dessa modalidade na utilização das tecnologias no processo de aprendizagem virtual. A análise está baseada em dados da pesquisa empírica realizada no polo com o coordenador, os professores, os tutores e os alunos, com destaque para o levantamento das dificuldades encontradas pelos participantes da EAD e as necessidades de melhoria na utilização da tecnologia aliada ao processo pedagógico. O estudo acena para a necessidade de outros estudos sistêmicos acerca da EAD, sua metodologia, perfil de aluno e professores, e demais sujeitos desse processo.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.