Sumário
Artigos
PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: categorizando livros e temáticas | |
Daniel Mill, Glauber Santiago |
USO INTENSIVO DA INTERNET NAS INTERAÇÕES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE ESTUDO | |
Erika Giacometti Rocha, Daniel Mill |
UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZANDO O VÍDEO EDUCATIVO RELATO DE EXPERIÊNCIA. | |
Isaura Aparecida Torse de Almeida |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE SALA DE AULA | |
Ives da Silva Duque Pereira |
TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DA UFSCAR: CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA FORMAÇÃO DOCENTE. | |
Mônica Pereira, Ester Buffa, Marilda da Silva |
TEMPO DE NOVAS APRENDIZAGENS: NAVEGAR NO CIBERESPAÇO É PRECISO! | |
Vanessa Nunes da Silva |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Ketilin Mayra Pedro, Miguel Claudio Moriel Chacon |
Tecnologias digitais de informação e comunicação: formação continuada para professores dos anos iniciais da educação básica | |
Kleiton Ramires Pires Bezerra, Walter Guedes da Silva |
TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Wellington Oliveira, Márcia Luana Gonzalez Correa, Cátia Alves Oliveira |
SOBRE DIFERENÇAS ENTRE SEXO EM LINGUAGEM MAS NÃO EM CONCURSOS NEM EM TECNOLOGIA | |
MARIA CECILIA MOLLICA, HADINEI RIBEIRO BATISTA |
REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE BASES TEÓRICAS NA ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Josiane Etelvino |
Recursos Educacionais Abertos no Ensino de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Investigando suas Possibilidades | |
Rodolfo Fortunato de Oliveira, Thaís Cristina Rodrigues Tezani |
QUALIDADE DA PLATAFORMA MOODLE: DIFICULDADES APONTADAS POR ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EAD | |
Mirian Patrícia Freitas, Mirian Patrícia Freitas |
POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM MÚLTIPLA EM UM CURSO DE MÚSICA EAD | |
Katia Duarte, Marianne Coelho, Renato Alves |
Pesquisa e produção de material didático para curso de Pedagogia na modalidade a distância | |
Maévi Anabel Nono |
OS OBSTÁCULOS E AVANÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
José Washington Vieira Silva |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: IMPLICAÇÕES DA POLIDOCÊNCIA | |
Braian Veloso, Daniel Mill |
O TUTOR NA EAD: QUEM É ESSE SUJEITO? | |
Hercules Honorato |
EAD no contexto educacional brasileiro: vencendo fronteiras?” | |
karla Ingrid pinto cuellar, Luciano Silva de Oliveira silva de Oliveira |
JOGOS E SOFTWARES EDUCATIVOS: RECURSOS DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA | |
Aline Oliveira de Castilhos, Silvana Corbellini |
O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A ANÁLISE DA RELAÇÃO TUTOR-ALUNO PELA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE | |
Katia Duarte Magalhães, Jefferson Mercadante, Laudicéia Gildo |
MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES): AMBIENTE DE APRENDIZAGEM | |
ANA PATRICIA LIMA SAMPAIO |
EDUCAÇÃO E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: EXPERIÊNCIA PRÁTICA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO | |
Danylla Fontes Gomes Ribeiro, Eliane dos Anjos, Jakeline Vieira da Silva, Madileide de Oliveira Duarte |
Educação com Tecnologias Digitais: questões didáticas que contribuem para aprendizagem | |
Elisângela Santos |
FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UENP, EM DIDÁTICA: UMA PROPOSTA | |
Maria Cristina Simeoni |
Prática docente do tutor no processo de ensino aprendizagem a partir do uso dos planos de tutoria na EaD da UAB | |
Emmanuele Maria Costa, Cleide Jane Sá Araújo Costa |
Estudo de caso sobre as ações do tutor a distância nos processos de acompanhamento ao AVA | |
HASLA DE PAULA PACHECO |
A PROPOSTA METODOLÓGICA BLENDED LEARNING: NOVOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM | |
Frankiele Oesterreich, Fabiane da Silva Montoli |
A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA UFVJM - POLO DE TEÓFILO OTONI-MG: DIFICULDADES PRÁTICAS E POTENCIALIDADES. | |
Edimilson Eduardo da Silva, Eduardo Martin Moreira da Costa |
A TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PARA UM MODELO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA | |
Cicinato Azevedo do Carmo |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA): E A SALA DE AULA? | |
Marcelo Pustilnik Vieira, Leonir Santos de Souza, Tarso Leandro Holanda Leite |
Contribuição do e-learning na redução de acidentes de trabalho na indústria. | |
Roberto Nunes de Aragão, Camila Perreira-Guizzo, Paulo Figueiredo |
U-LEARNING: INTEGRAÇÃO DE TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
Márcia Passos, Walberto Camará |
FUNÇÕES DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA SITUAÇÕES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | |
Gilberto Lacerda Santos |
O YouTube como ferramenta pedagógica | |
PRISCILA PATRICIA MOURA OLIVEIRA |
INCORPORAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: POTENCIALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA | |
Edilândia Rios de Oliveira Araújo, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé |
ELEMENTOS DE ANÁLISE EM MULTIMODALIDADE: CONTRIBUIÇÕES AO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI) PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) | |
Marilene Assis Mendes |
USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA: APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE | |
Maria das Graças Souza Silva Seibert |
HIPERTEXTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS | |
Maria das Graças Souza Silva Seibert |
A UTILIZAÇÃO DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO CURSO DE QUÍMICA DA UNEB MODALIDADE EAD NO PÓLO DE SANTO ESTEVÃO-BA | |
Tasciano dos Santos Santa Izabel |
CAMINHOS HÍBRIDOS DA EDUCAÇÃO- DELIMITANDO POSSIBILIDADES | |
Vivian Godinho, Clarice Garcia |
DESIGN INSTRUCIONAL DA DISCIPLINA VIRTUAL “COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO” | |
Aline Claudino de Castro |
EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO ENSINO MÉDIO: QUESTÕES ALTERITÁRIAS E DIALÓGICAS NO EDMODO | |
Aguinaldo Gomes de Souza |
Aprendizagem, Avaliação e Percepção dos Educandos na Disciplina Sociologia na Modalidade Semipresencial | |
Rafael Ademir Oliveira de Andrade, Daniela Tissuya Silva Toda |
HISTÓRIA EM JOGO ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O USO DE GAMES NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
ALEXANDRE AUGUSTO CASTRO DE SOUZA FREITAS, THAÍS CRISTINA RODRIGUES TEZANI |
TECNOLOGIAS, CURRÍCULO E LETRAMENTO DIGITAL: PROPOSTAS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Mariana dos Reis Alexandre, Thaís Cristina Rodrigues Tezani |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS PAPÉIS DO ALUNO, DO PROFESSOR E DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL | |
ÁLAZE GABRIEL DO BREVIÁRIO |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL | |
ÁLAZE GABRIEL DO BREVIÁRIO |
O TUTOR E AS COMPETÊNCIAS NA EaD | |
Angela Rufino |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO | |
ÁLAZE GABRIEL DO BREVIÁRIO |
O USO DO GOOGLE.DOC O WHATSAPP E O FLUBAROO COMO FERRAMENTAS TECNOLOGICAS EDUCACIONAIS ON-LINE | |
CELSO TAVARES |
A APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Os desafios no ensino à distância no Polo UAB de Imperatriz | |
Marcos Silvestre da Silva Borges, Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues |
NARRATIVA DIGITAL: ASPECTOS BIOLÓGICOS E FUNÇÃO TERAPÊUTICA DAS CORES DAS FLORES | |
Marilda Mendes |
A Educação a Distância e a função do Designer Instrucional | |
Marcelo Haack de Marcos |
EDUCAÇÃO A DISTANCIA; ONDE PODEMOS CHEGAR | |
Ginaldo Ribeiro, José Cunha Lima |
A COMPLEXIDADE DA FUNÇÃO DO DOCENTE TUTOR | |
MARIA GENI PEREIRA BILIO, LEYZE GRECCO |
ASPECTOS DIDÁTICOS PARA INICIAÇÃO DE LICENCIANDOS NO ENSINO À DISTÂNCIA | |
Daniel Paiva, Francisco Oliveira |
A VIRTUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – ELE | |
Kleber Ferreira Costa, Isolda Alexandrina Silva Beserra Lacerda, Renata Ferreira Rios |
Tecnologias educacionais em rede: perspectiva na educação a distância via UAB | |
zanandrea guerch da silva, Ana Cláudia Pavão Siluk |
TRANSMÍDIA, EDUTRETENIMENTO E INFOTRETENIMENTO: APROXIMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS | |
Paulo Henrique Ribeiro Cardozo, Marcos Américo |
A motivação através da Competitividade - a busca pela qualidade da educação no estudo da Computação | |
Crishna Irion, Dâmi Henrique Pelegrino, Marcus Paulo da Silva Botelho |
RECURSOS DIGITAIS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO BRASIL: uma abordagem educacional | |
Camila Dias de Oliveira, Daniel Mill |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA VIRTUAL: analisando investigações sobre a base de conhecimento docente para Educação a Distância | |
Luciane Penteado Chaquime, André Garcia Corrêa, Daniel Mill |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Elidi Preciliana Pavanelli-Zubler |
EXPERIÊNCIAS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA (UNIARA) | |
Mônica Pereira, Edmundo Alves de Oliveira, Ricardo Arruda Mauro |
CAPACITAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA TUTORES E COORDENADORES DE POLO: INTEGRAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Franciele Meinerz Forigo, Graciele Hilda Welter, Morgani Mumbach |
A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI E AS COMPETÊNCIAS DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM | |
Cynthia Blasques |
O ALUNO NA ERA VIRTUAL: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | |
Deusirene Magalhães de Araújo, Isabel Cristina Auler Pereira |
MOOC E A TERCEIRA IDADE: O PROGRAMA UniversIDADE E A OFICINA “A INTERNET COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA” | |
Cassio Ricardo Fares Riedo, Marta Fernandes Garcia |
TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL EM UM CURSO PRESENCIAL | |
Lilian Rose de Almeida, Thaís Cristina Rodrigues Tezani |
TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DIDÁTICA, COMPETÊNCIAS E MÍDIAS EM UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO | |
MARIA NILBA DOS SANTOS PAIVA |
PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE DE MENTORES: UMA INICIATIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
Débora Cristina Massetto, Paula Grizzo Gobato, Fabiana Vigo |
TECNOLOGIA DIGITAL EM CURSOS ON-LINE: CIBERESPAÇO, INTERFACES, AMBIENTES E APRENDIZAGEM | |
Roberto Marcos de Onofrio |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem e a avaliação formativa em educação a distância | |
Josiane Faganello |
TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENGAJAMENTO DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Wellington de Oliveira, Gideão Matinc Claro, Márcia Luana Gonzalez Correa |
DA NECESSIDADE DE HUMANIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE TUTORIA NOS CURSOS DA MODALIDADE EAD | |
Sérgio Rodrigues de Souza, Júlio Cézar Merij Mário, Liliane Rodrigues de Araújo |
Estudo sobre sistemas de Educação a Distância: materiais didáticos e das tecnologias de suporte em foco | |
Rubens Yamaguchi, Daniel Mill |
GESTÃO DA QUALIDADE NA REDE E-TEC BRASIL COM FOCO NO ESTUDANTE: ADAPTAÇÃO DA ABORDAGEM TEÓRICO-METODÓGICA DE PARASURAMAN, ZEITHAML E BERRY. | |
MARCELO CALDERARI MIGUEL, Vitorino Fontenele Freire |
ELABORAÇÃO DE UM E-BOOK INTERATIVO NO ENSINO DE ENFERMAGEM À DOENÇA RENAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
ROSANE TERESINHA FONTANA, JANE PERIN LUCCA, ANTONIO VANDERLEI DOS SANTOS |
As novas tecnologias e as práticas pedagógicas | |
Arielli Curado Andrade Bueno |
FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICAS COGNITIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
suiane costa, Cleci Maraschin |
EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA MODALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL | |
RICARDO ARRUDA MAURO, RODRIGO AUGUSTO DE FREITAS, JANAINA FLORINDA FERRI CINTRÃO, JULIANO JOSE CORBI |
UMA EXPERIÊNCIA EM AÇÃO: APROFUNDANDO CONCEITO E INOVANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO | |
Emílio Rodrigues Júnior, Nilce Modesto de Camargo |
Semana de Provas Premiadas | |
Fernando Luis Rocha de Carvalho |
KHAN ACADEMY: UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LÓGICA À LUZ DA INTELIGÊNCIA MATEMÁTICA DE GARDNER | |
MARISANGELA GUIMARAES |
LEARNING VECTORS APLICADO AO GLOSSÁRIO HIPERTEXTUAL COLABORATIVO | |
Jucilene Freire Lopes, Joana Laysa Lima Cunha, Alexandra Joca Gonçalves, Gilvandenys Leite Sales |
FÓRUM P&R LV: APLICAÇÃO DO MODELO LEARNING VECTORS NO AVA MOODLE | |
Alexandra Gonçalves, Joana Laysa Lima Cunha, Gilvandenys Leite Sales |
MUSEU VIRTUAL: GOOGLE CULTURAL INSTITUTE E GOOGLE ART PROJECT | |
Elias do Nascimento Melo Filho |
HIPERTEXTO DIDÁTICO VIRTUAL E O SOFTWARE EDUCACIONAL HOT POTATOES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA | |
inacio gilvando ribeiro, Hélio Oliveira Rodrigues, Adamares Marques |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE FUNÇÕES NA MODALIDADE DE EAD | |
Agnaldo de Oliveira |
ESTUDO DO DODECAEDRO UTILIZANDO O SOFTWARE EDUCACIONAL GEOGEBRA | |
Ozielma Tôrres, Adamares Marques, Inacio Gilvando Ribeiro |
VIAJANDO PELO UNIVERSO ATRAVÉS DE AMBIENTE VIRTUAL: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
celso neto, Letícia Soares, Inácio Gilvando Ribeiro |
ATRIBUINDO SIGNIFICAO A AQUISIÇÃO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICO ESPACIAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS | |
jose andre bezerra, Hélio Oliveira Rodrigues, Inacio Gilvando Ribeiro |
VIDEOCONFERÊNCIA E O ENSINO DE PRÁTICAS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins |
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O INGRESSO DE LICENCIADOS NO MERCADO DE TRABALHO | |
PAULO EDUARDO VASCONCELOS DE PAULA LOPES, Victor Hugo Junqueira, Filipe Campos |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE UM CURSO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA | |
THEREZA CRISTINE SANTOS COSTA |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA COMPARATIVA: O RESULTADO DO APRENDIZADO DE UM CURSO DE VIOLÃO NO AMBIENTE DIGITAL E PRESENCIAL | |
Roberto Marcos de Onofrio |
OS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOHN ANDERSON NO ENSINO A DISTÂNCIA DE GUITARRA ELÉTRICA E VIOLÃO POPULAR. | |
Endre Solti |
Educadores e profissionais na EaD: o processo de produção de materiais didáticos em uma Equipe Multidisciplinar | |
Camila Marchesan Cargnelutti, Paulo Roberto Colusso, Ana Letícia Oliveira do Amaral, Magda Schmidt, Jéssica Colpo Bortolazzo, Genaro Schneider Colusso, Ronaldo Palma, Carlo de Moraes, Matheus Tanuri Pascotini, Felipe Freitag, Ana Kátia Karkow, Antônio Carlos Missio Junior |
Educação a Distância em Instituições de Ensino Superior: considerações a partir da avaliação institucional | |
Rosemery Celeste Petter, Taciana Mirna Sambrano |
O processo de institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal de Mato Grosso | |
Rosemery Celeste Petter, Cristiano Maciel |
PROGRAMA PALMA: CELULARES E SMARTPHONES COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA | |
Ana Graciela Fonseca Voltolini |
O PAPEL DAS TUTORAS FORMADORAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) | |
Luciana Charão de Oliveira, Mara Dutra Ramos Rios, Adriana C. Omena dos Santos |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCESSOS EDUCATIVOS DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE TUTORAS VIRTUAIS E ESTUDANTES VIA E-MAIL DO MOODLE | |
Luana Zanotto, Maria Elisa Nicolielo, Andressa de Oliveira Martins, Aline Sommerhalder |
TUTOR VIRTUAL COMO PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE TUTORAS SOBRE SUA FUNÇÃO NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Andressa de Oliveira Martins, Maria Elisa Nicolielo, Luana Zanotto, Aline Sommerhalder |
ACESSIBILIDADE E IGUALDADE DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA ATRAVÉS DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAIS UAB/IES. | |
Benedito de Souza Lima |
EDUAÇÃO ABERTA: PRÁTICA EDUCATIVAS ARTICULADAS AO USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS | |
Kristina Desirée Azevedo Ferreira |
JOVENS E INTERNET. NOVOS PERFIS DE ESTUDANTE E PROFESSOR | |
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Caio Abitbol Carvalho, Gabriel Moura Souza Miranda Rodrigues |
PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO O GAME DESIGN DOCUMENT | |
Emerson Elder Moreira, Adriane Belluci Belório de Castro |
EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: DESAFIOS E APROXIMAÇÕES | |
Ana Joaquina Teles |
A RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
Rose Madalena Pereira Silva, Cleide Jane de Sá Araújo Costa Costa |
PERFIL DO ESTUDANTE DA EAD EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Neila Maria Mendes Borges, Cristiane da Silva Santos, Maisa Pires Pacheco, Maristela Vicente de Paula, Gustavo Monteiro Fernandes, Raissa Cristina Pereira |
AFETIVIDADE E MOTIVAÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
EUNICE DE CASTRO E SILVA, Keite Melo, Gilda Campos |
METODOLOGIAS QUALITATIVAS INDUTIVAS E DEDUTIVAS NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS ENTRE ESTUDANTES EM CONTEXTOS MEDIADOS POR TDIC | |
Rossana Mary Fujarra Beraldo |
MEMORIAL REFLEXIVO: REGISTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A MUDANÇA EM CURSO | |
Rosemeri birck Diniz |
AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DE EAD: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRN | |
Delanne Paulino da Silva, Maria de Lourdes Valentim Barbalho |
A METODOLOGIA WEBQUEST COMO PESQUISA ORIENTADA NA PRODUÇÃO DE AULAS DE MATEMÁTICA | |
Sylmara Silva |
WEBQUEST SOBRE OBESIDADE INFANTIL PARA O ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM | |
Jéssica David Dias, Chris Mayara dos Santos Tibes, Aline Natalia Domingues, Ursula Marcondes Westin, Luciana Mara Monti Fonseca |
PIBID PEDAGOGIA EAD-UFSCAR: ANALISANDO OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS(AS) LICENCIANDOS(AS) E OS REFLEXOS DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA PARCEIRA | |
MÁRCIA ONOFRE, Cleonice Tomazzetti |
EDUCAÇÃO A DISTANCIA: PERSPECTIVAS E AVANÇOS | |
Ana Paula Pinho Carvalheira, Ana Paula Pinho Carvalheira, Marina Lemos Villardi |
O PIBID DE LICENCIATURA EM FÍSICA EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS NA PERCEPÇÃO DOS SEUS PARTICIPANTES | |
Patrícia Martins Guarda, Luciene Teixeira Gonçalves Romão, Regina Lelis de Sousa, Emerson Adriano Guarda |
HÁ AUTONOMIA DOS CURSISTAS NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM? | |
Wladia Bessa |
A TUTORIA PRESENCIAL E A DISTÂNCIA | |
Priscila Rondas Ramos Cordeiro Fontes Torres, Juliana Cordeiro Soares Branco |
UNIAFRO E A EAD: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NUM ESTADO DO NORTE DO BRASIL | |
CLAUDIONOR RENATO DA SILVA |
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ESTUDO DE PIRÂMIDES UTILIZANDO O SOFTWARE WINGEOM | |
Simone Barbosa, Cicero Monteiro de Souza |
TECNOLOGIA E TUTORIA: APRIMORANDO O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS DE DESEMPENHO | |
Rita de Cássia dos Santos Nunes Lisboa, Márcia Maria Pereira Rendeiro |
CRIANDO NOVOS PERCURSOS FORMATIVOS: PARA ALÉM DA EAD | |
Judilma Silva, ADRIANA BRUNO, Lucia Schuchter, Ana Carolina Mattos |
CRIAÇÃO E INTERAÇÃO EM FÓRUNS ONLINE – PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ | |
clarisse de mendonça e almeida, Verônica Zegur Maguela, Samira Mantilla |
Educação a distância ou virtualidade na educação presencial brasileira? | |
Heloneide Alcantara Matos, Danilo Stefani Neto |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Daniela de Oliveira Pereira |
O USO DAS TIC’S NO ENSINO DE HISTÓRIA | |
Mônica Cordovil de Oliveira Martins Gomes, Alessandro Gomes |
A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO E GESTÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA | |
Silvane Guimarães Silva Gomes, João Batista Mota, Estela da Silva Leonardo |
FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA NA MODALIDADE EAD: O ENSINO DE LIBRAS E CULTURA SURDA | |
Gabriele Vieira Neves, Fabrício Mähler Ramos, Saulo Zulmar Vieira, Ana Paula Jung |
MÍDIAS PARA EAD: SIMULADORES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA EM TÓPICOS DE CINEMÁTICA | |
THAYNARA CARVALHO DE FARIA MARQUES, Ademar da Luz Filho, Cairo Dias Barbosa |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UMA EXPERIÊNCIA NO IFSUL | |
Fabiana Celente Montiel, Danièlle Andrade |
REDE SOCIAL EDUCACIONAL EDMODO: UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II EM ESCOLA DE IPORÁ-GO | |
FAGNER SILVA BATISTA DOS SANTOS |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR | |
Letícia Marques Vargas, Gisele Marques Vargas, Gabriela Jurak de Castro |
MEDIAÇÃO DE AUTORIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGENS | |
Marlene Dutra |
PROCESSOS EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA: A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ENSINOS PRESENCIAL E ONLINE | |
Júlio César dos Santos, Renata Luiza da Costa |
O USO DA WEB 2.0 E DAS REDES SOCIAIS COMO FACILITADORES DO ENSINO- APRENDIZAGEM NA TEMÁTICA DA “CIÊNCIA E TECNOLOGIA” PARA O ENSINO MÉDIO: UMA EXPÊRIENCIA DESENVOLVIDA EM CINCO ESCOLAS DE SÃO LUÍS - MA | |
Ligia Tchaicka, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra, Nathalia Ferreira David, Andressa Isabela Ferreira da Silva, Elizama da Conceição Rocha |
Formação de professores de espanhol a distância: tecnologias e possibilidades de interação | |
Ana Karla Pereira de Miranda, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Darlene Alves de Oliveira, Thyago José da Cruz |
PERFIL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE EAD NO MUNICÍPIO DE OCARA -CE | |
Luclécia Correia Lopes |
A tutoria no Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro: limites e possibilidades | |
Marcos Felipe Medeiros de Souza |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas possibilidades no ensino fundamental, um estudo de caso | |
Lucy Gabrielli Bonifácio da Silva |
UMA ABORDAGEM COMPUTACIONAL PARA DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO MODELOS OCULTOS DE MARKOV | |
Edson Batista de Sena, Alessandro Vivas, Luciana Assis, Cristiano Pitangui |
DESENVOLVIMENTO DE UM VÍDEO EDUCATIVO SOBRE CUIDADO ORAL DO PACIENTE ADULTO ENTUBADO EM VENTILAÇÃO MECÂNICA | |
Patricia Cristina Urbano, Maria Célia Barcellos Dalri, Tales Rubens de Nadai |
FORMAÇÃO DOCENTE: AS ESPECIFICIDADES DO ENSINO ONLINE, INTELIGÊNCIA SÓCIO AFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EAD | |
Ana Cecilia Machado Dias, Ana Lúcia Guimarães, Heloísa Teixeira Argento, Nívea Cristina Vieira Lemos |
EGRESSOS DO CURSO PEDAGOGIA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PRIMEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | |
ELOISA MARIA WIEBUSCH, Rubya Mara Munhoz de Andrade |
A COLABORATIVIDADE E O USO DAS MÍDIAS COMO PROPULSORES AO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA. | |
Andrea Bonequini |
A FORMAÇAO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA | |
Fernando Rodrigues de Castro |
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS RUPTURAS PARADIGMÁTICAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM | |
José Antônio Lucas Guimarães |
Análisis de las estrategias de aprendizaje empleadas por Nativos e Inmigrantes digitales en un ambiente virtual. | |
Marciana Maria Córdoba Mercado, Alder Luis Pérez Córdoba |
DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE: A FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA ESCOLA JUDICIAL DO TRIBUNAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO | |
VERONICA TAVARES CAVALCANTI, TARGELIA DE SOUZA ALBUQUERQUE, MARIO DOS SANTOS DE ASSIS, ANA ELIZABETH JAPIÁ MOTA, ROSA COSTA |
OS DESAFIOS INERENTES AO ENSINO DA INFORMÁTICA NO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA – CEQFAAM | |
Lidiane de Maria Silva Carlos, Paulo de Tarso Santos Soares Filho, Fabiana Pereira Correia |
O APRENDIZADO ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS | |
Walteno Martins Parreira Júnior, Renato Vasconcellos de Farias |
UM CAMINHO PARA MELHORIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: MATEM@TICA NA PR@TICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
José Antonio Salvador, Paulo Antonio Silvani Caetano, Roberto Ribeiro Paterlini |
Blog educacional: uma explosão das mídias na sociedade da informação e seu impacto na aprendizagem | |
Marcos Antônio Rossi |
OS RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTAS DE APOIO NO CURSO DE PEDAGOGIA - VERSÃO EAD DA UFRPE | |
Juliana da Silva Valença |
PRÁXIS DE FÍSICA EM CURSOS DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA (EAD) | |
Cristiano Tavares Malheiro, Roseli Künzel, Marilena Aparecida de Souza Rosalen |
ESTUDOS DAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NA GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA: análises sobre estudos inerentes à gestão de recursos humanos na EaD | |
Marcos Antônio Rossi |
Contribuições do construtivismo nas práticas de EAD | |
Deise Bento de Oliveira Guimarães |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EVOLUÇÃO, EXPANSÃO E PECULIARIDADES | |
Pedro Bruno Silva Lemos |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS | |
Pedro Bruno Silva Lemos |
O USO DO AMBIENTE VIRTUAL COMO SUPORTE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS | |
Maria Aparecida Rondis Nunes de Abreu, Erlinda Martins Batista |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O AMBIENTE VIRTUAL | |
Valquiria Santos Segurado |
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB): “A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS NA SALA DE AULA” | |
Denise Scandarolli |
OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE FACE À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
Sarah Mendonça de Araújo, Maria Teresa Menezes Freita |
CURSOS DE MÉDIA E LONGA DURAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DESAFIO A PERMANÊNCIA DISCENTE | |
Jaqueline Castilho Moreira |
USO DE rEA no LETRAMENTO INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | |
Maria Aparecida Rodrigues de Souza |
AVALIAÇÃO DO USO DO VÍDEO (PODCAST) COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE ENSINO NOS CURSOS DE SAÚDE DO NORDESTE | |
CYNTIA FRANCIELE LEITE SOUZA, JÉSSICA MIRANDA FERREIRA, THALLYSON BANDEIRA DE SÁ, MARCO ANTÔNIO DIAS DA SILVA |
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC: CONECTANDO A REALIDADE À PRÁTICA DOCENTE | |
Crésia dos Santos Belém |
REDE SOCIAL COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADE DE USO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
Tatiane Fernandes de Souza Oliveira, Adriane Belluci Belório de Castro |
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAIS | |
Renata Primo |
Saberes docentes e o planejamento em EaD | |
Rafael Arlindo Rosa |
CARACTERIZAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL | |
Everton Garcia da Costa |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE UM SUJEITO UNIVERSITÁRIO ARTISTA | |
ANTONIO CARLOS DA COSTA NUNES |
REFLEXÃO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS ON-LINE FAVORECENDO O TRABALHO COLABORATIVO EM CONTEXTO EDUCACIONAL | |
Paulo Bruno Lopes da Silva |
Análise do projeto Hora do Enem para a aprendizagem de biologia | |
Patrícia Ferreira Fernandes da Cruz |
CONECÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO TOCANTINS: CONTRIBUTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Mariana da Silva Neta, Nadia Flausino Vieira Borges, Aldízia Carneiro de Araújo, Simone Lima de Arruda Irigon, Elisiane Fernandes da S. S. Andrade, Marcia Flausino Vieira Alves |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS Recursos para a Autonomia e Inclusão de Pessoas com Deficiências | |
ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA |
FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA: UM MAPEAMENTO DOS ÚLTIMOS ANOS | |
Maurício Vieira Dias Júnior, Luis Paulo Leopoldo Mercado |
O Uso da Atividade Pesquisa para Avaliações Diagnósticas no Moodle | |
Aline Teixeira Gomes, Rita de Cássia dos Santos Nunes Lisboa, Adriana Neves de Oliveira, Márcia Maria Pereira Rendeiro |
O papel das múltiplas mídias para o ensino de geografia e o cotidiano tecnológico | |
Rafael Henrique de Moura |
O SOCIOINTERACIONISMO COMO FUNDAMENTO DA EaD | |
Raquel Fonteles Morais |
DEZ ANOS DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS | |
Adriana Rogéria de Almeida Reis, Angela Maria santos Faria, Indira Vanessa Pereira Rehem |
MAPEAMENTO QUANTITATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | |
Gabriela Leonel Rodrigues, Luciana Massi |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS NO SISTEMA MOODLE | |
Ricardo Leardini Lobo |
EaD E A ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A EMPREENDEDORES DO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ | |
Rosely Cândida Sobral, Denise Rosana da Silva Moraes |
LETRAS-EaD: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NA ELABORAÇÃO DE UM JORNAL VIRTUAL | |
Valéria Cristina Melo |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PERFIL DO ALUNO VIRTUAL | |
Cléa Hempe |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AS TICS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO | |
José Maria Bueno de Moraes Júnior, Lindomar Gomes dos Santos |
DOCÊNCIA E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA EAD | |
Inajara de Salles Viana Neves, Fernando Fidalgo, Fernando Fidalgo |
Redes Sociais Educativas: um estudo comparativo entre as plataformas Edmodo e Passei Direto, suas ferramentas e funcionalidades no Ensino Virtual. | |
Fábio dos Santos Coradini |
MUDANÇAS NAS INTERAÇÕES SOCIAIS E MOBILIDADE NA EDUCAÇÃO COM A MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
Erika Giacometti Rocha, Daniel Mill |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA: ALUNOS PRODUTORES DE VÍDEOS | |
Milena Aparecida Vendramini Sato, Thaís Cristina Rodrigues Tezani |
Questões sobre avaliação de seres professores-artistas em formação na EaD | |
ROSIMEIRE GONÇALVES DOS SANTOS |
PROGRAMA CIRANDA AUDITIVA: UMA AÇÃO EMPREENDEDORA DE INCLUSÃO SOCIAL COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
LUIZ ALBÉRICO BARBOSA FALCÃO, Patrícia Rocha Pordeus |
AÇÕES DE GESTÃO INTEGRADA ENTRE A GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Marizete Santos, Luciene Santos Pereira Silva, Andrea Cavalcanti Macedo, Lilian Debora de Oliveira Barros, Francisco Luiz dos Santos |
Avaliação preliminar de um curso de pós-graduação Lato Sensu na modalidade semipresencial do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) | |
JOSE EDUARDO Ramalho Dantas |
A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E A ATUAÇÃO DE EDUCADORES DO CENTRO PAULA SOUZA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues, Dilermando Piva Júnior, Angelo Luiz Cortelazzo |
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS À LUZ DO MODELO CIPP- STUFFLEBEAM | |
Naiola Paiva de Miranda |
AS CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE PARA A PRÁTICA DA TUTORIA EM EAD COM ÊNFASE NO USO DO E-MAIL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA | |
JOSE IGIDIO DOS SANTOS, MÁRCIA KAZUME PEREIRA SATO |
Moodle: uma ferramenta de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Franca-SP | |
Cláudia Alexandra Bolela Silveira, Braian Garrito Veloso |
POTENCIAIS DE USO DO PODCAST PARA A MELHORIA DA EXPRESSÃO ORAL DISCENTE | |
Eugênio Paccelli Aguiar Freire |
AVALIAÇÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL DE EAD UM ESTUDO COMPARADO | |
Augusta Fagundes, Aldenir Aparecida da Silva Santos, Cristiane das Graças Oliveira, Simone Gomes da Costa |
USO DAS EMBALAGENS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA | |
Carolina Farias, Helio Oliveira Rodrigues |
Educação a Distância no Ensino Superior | |
MARCOS CHAGAS MOTA, JOSÉ DIENER FEITOSA MARQUES SEGUNDO |
A TRADUÇÃO EM GÊNEROS DIGITAIS: POSSÍVEIS LETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO PNAIC | |
Glaucia Carvalho |
NECESSIDADE DA EQUIDADE EM DIREITOS ENTRE ALUNOS DO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR | |
Tallyrand Moreira Jorcelino, Tânia Glória Silva Araújo, Uziel da Silva Alves |
FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO VISUAL DAS INTERAÇÕES | |
Eduardo de Almeida Rodrigues, Arthur Busqueiro, Raphael Biavati Silva, Gabriel Gerber Hornink |
Discussões preliminares à elaboração de um projeto nacional de licenciatura em Química a distância | |
Daniel Perdigão |
TECNODOCÊNCIA: A ADESÃO E ADAPTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM TDICS NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO | |
JOSENILDO MARREIRA SILVA MARREIRA |
MOOCS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: PESQUISAS PIONEIRAS E UM ESTUDO DE CASO | |
Tomás Teixeira de Souza, Paulo Roberto Affonso Marins |
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NO IFPI: A PERSPECTIVA DOS GESTORES PARA OS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO | |
JANETE MÁRCIA MORAIS OLIVEIRA MOURA, LÍLIAN CRISTINA GOMES DE SOUZA E SILVA, RODOLFO ARAÚJO DE MORAES FILHO, JOSÉ DE LIMA ALBUQUERQUE |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM GUANAMBI – BA: QUESTÕES TEÓRICAS, DILEMAS PRÁTICOS | |
Welton Dias Castro, José Aparecido Alves Pereira |
A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACADÊMICOS DA FACULDADE META | |
Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Silvana Santos de Souza |
DESENVOLVIMENTO DE UMA WEBQUEST SOBRE ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS PARA O ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM | |
Aline Natalia Domingues, Chris Mayara dos Santos Tibes, Jéssica David Dias, Úrsula Marcondes Westin, Sílvia Helena Zem-Mascarenhas |
MONITORIA NO ENSINO DA QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO O AMBIENTE MOODLE DE APRENDIZAGEM | |
Ivaldo Nascimento, gustavo Alexandre de carvalho pereira, Alaine Maria dos Santos Silva |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DO INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO DA PARAÍBA. | |
Odaelson Silva |
ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD: UMA ANÁLISE DA TURMA DE PEDAGOGIA DA UFRN | |
Daniela Ernesto de Lima e Silva, Thiago Matias de Sousa Araújo, Adir Luiz Ferreira, Anna Katyanne Arruda Silva e Souza |
PERFIS E TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E DE VIDA DOS EGRESSOS DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL | |
Flávia Narita, Wilsa Ramos, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Maria Débora Ortiz Rodrigues, Célia Lins Bonfim, Stela Martins Teles |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOCENTES DE EGRESSOS DE CURSO DE MÚSICA A DISTÂNCIA: APRESENTANDO UM ESTADO DO CONHECIMENTO | |
Josué Berto dos Santos Júnior, Paulo Roberto Affonso Marins |
UMA ATIVIDADE VIRTUAL DE REGÊNCIA ORQUESTRAL NA MODALIDADE EAD | |
Daniel Chris Amato, Elisangela Gisele do Carmo, Gisele Maria Schwartz |
Sobre quando o professor... | |
Priscila Costa Santos, André Felipe Costa Santos |
TLEARNING - APLICATIVO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA | |
José Maria Bueno de Moraes Júnior, Lindomar Gomes dos Santos, Gislene Nunes Moreira, Keilla Rosa Simão Cordeiro, Wagner Bandeira da Silva |
Um exemplo de atividade prática à distância na disciplina de microbiologia | |
Patricia Bolzan Agnelli, Clovis Wesley Oliveira de Souza |
PERCEPÇÕES E AVALIAÇÕES ACERCA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/EAD | |
Patrícia Rocha |
Educação a Distância vista como uma possibilidade de democratização da educação: uma análise crítica à luz do pensamento de Theodor Adorno | |
Wanderson Gomes de Souza, Simone de Paula Teodoro Moreira, Celso Augusto dos Santos Gomes, Alessandra Aparecida de Paula Souza, Alessandro Ferreira Alves |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MONITORAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AÇÕES DO NÚCEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA | |
Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma, Leo Natan Paschoal, Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon, Estevanir Sausen |
Políticas Públicas Educacionais para a Educação à Distância: Estudo comparativo dos governos Lula e Dilma | |
Karina Fernanda Silva, José Geraldo Pedrosa Pedrosa, Iomara Albuquerque Giffoni Albuquerque Giffoni |
SINERGIA ENTRE SABERES ACADÊMICOS E EMPÍRICOS: O CURSO “TECNOLOGIA E MOVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA” | |
Gabriel Miranda, Raissa França, Yago R. Oliveira, Gabriele Santos, Edna Branco, Jaqueline Castilho Moreira |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM CAMPO DE ATUAÇÃO PARA O PSICÓLOGO ESCOLAR? | |
Caio Fábio de Souza Martins, Dra. Alba Cristhiane Santana da Mata |
AMBIENTE DE APOIO À APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: GANHOS E DIFICULDADES | |
Marilda Massucatto Braga |
AMBIENTES VIRTUAIS E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS | |
Perla Baptista de Jesus, Vivianne Teixeira de Castro, Natalicia Alfradique Pinto de Azevedo |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. DESAFIOS PARA A QUALIDADE | |
Márcia Aparecida Figueiredo |
MODELOS DE TUTORIA PARA EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR | |
Karina Fernanda Silva, José Geraldo Pedrosa Pedrosa |
EaD no Brasil - Educação ou “Engessamento” a Distância? Algumas considerações sobre as políticas e as práticas oficiais de EaD no Brasil | |
Maria Conceição Alves de Lima |
MARKETING EDUCACIONAL SRM (STUDENT RELATIONSHIP MANAGEMENT): UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO PARA FATEC MOCOCA | |
Leone Lebrão, Vinícius Henrique Porto Brisighello |
SOBRE LETRAMENTOS, ENSINO DE IDIOMAS E USO DAS TIC: UM ESTADO DA ARTE | |
Mery Carolina Andrades Marcano |
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E DA IDENTIDADE SOCIAL EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Marco Aurelio Silva Souza, Rita de Cassia da Silva Soares |
Redes sociais, em especial o Facebook, na interpretação das possibilidades de ações das práticas docentes no ensino. Uma ferramenta capaz de agir diretamente no processo didático-pedagógico | |
Michéle Tancman Candido da Silva, Patricia Figueiredo Pereira Salgado |
Literatura, Ciência Cognitiva e Inteligência Artificial: qualidade de aprendizagem para a investigação literária | |
Roseli Gimenes |
20 ANOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EAD: ALGUMAS QUESTÕES ÉTICAS E NORMATIVAS | |
Cassiano Simões |
USANDO OS APPS GOOGLE NA GESTÃO PEDAGÓGICA DE ESCOLA PÚBLICA | |
Lúcia Costa Oliveira, Edgard Costa Oliveira, Kleber Aparecido da Silva, Liège Pinheiro dos Reis Reis, Maria da Paz Bezerra Paes Leme |
AVALIAÇÃO DE PROPOSTA PEDAGÓGICA EM AMBIENTE VIRTUAL: INTERAÇÃO E AUTONOMIA DOS ALUNOS | |
Luciane Magalhães Corte Real |
Uso das tecnologias na educação: o blog como ferramenta pedagógica | |
Jeong Cir Deborah Zaduski, Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Klaus Schlunzen Junior |
AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS TUTORES PRESENCIAS DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO | |
Claudia Maria Lima Costa, Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo |
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL EM ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA DE WEBQUEST | |
Ursula Marcondes Westin, Chris Tibes, Jéssica David Dias, Aline Domingues, Yolanda Évora |
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA DE WEBQUEST | |
Ursula Westin, Chris Tibes, Jéssica Dias, Aline Domingues, Yolanda Évora |
USO DA TV PENDRIVE OU TV MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Larissa Siqueira Camargo, Janira Siqueira Camargo, Leila Pessôa Da Costa |
TECNOLOGIAS MÓVEIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MAIS DO QUE CRIAR APLICATIVOS É PRECISO SABER O QUE FAZER COM ELES | |
Cintia Ines Boll |
PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO DA METODOLOGIA DA FEIRA DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO | |
Herbert Gomes da Silva, Ana Joaquina Simoes Sallares de Mattos Carvalho, Carolina dos Santos Batista Murauskas |
A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA | |
Renato Cassemiro |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E EAD: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA | |
Adriana Rodrigues, VALESKA GUIMARÃES RESENDE DA CUNHA, LUIZ FERNANDO RIBEIRO DE PAIVA |
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE COORDENADORES | |
Carlos Alberto Dallabona |
VIRTUAL NO PRESENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS | |
Eduardo Henrique de Matos Lima Lima, Marcio Roberto de Lima Lima |
REPROVAÇÃO POR FALTAS EM CURSOS TÉCNICOS EaD DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA, CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE: POSSÍVEIS CAUSAS. | |
Anabela Aparecida Silva Barbosa, Rafael Nink de Carvalho, Jeferson Cardoso da Silva, Adonias Soares da Silva Junior, Samuel dos Santos Junio |
CONSTRUÍNDO UMA TIPOLOGIA PARA CATEGORIZAR ATIVIDADES EM ESPAÇOS HÍBRIDOS | |
Monica Pagel Eidelwein, Tel Amiel |
LITERACIA DIGITAL DO PROFESSOR: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Adriana Cristina Lázaro, Thaís Cristina Rodrigues Tezani |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL | |
RODRIGO AUGUSTO DE FREITAS, RICARDO ARRUDA MAURO, JANAINA FLORINDA FERRI CINTRÃO, JULIANO JOSE CORBI |
O TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS AVANÇADO UBERABA PARQUE TECNOLÓGICO (IFTM/CAUPT) | |
Elisa Norberto Ferreira Santos, Juliene Silva Vasconcelos, Sandra de Lacerda Cardoso |
SERVIÇOS DE APOIO AOS DOCENTES PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS | |
Ana Paula Rodrigues da Silva, Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Maria Angélica do Carmo Zanotto, Bárbara Jús, Alessandra Fernandes Alves |
A PEDAGOGIA E A TECNOLOGIA DIGITAL: DOIS MUNDOS QUE SE ENTRELAÇAM | |
PATRICIA FALCAO, Daniel Mill |
GUIA PARA O ESTÍMULO ONLINE DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ESTÍMULO A DISTÂNCIA DE INTELIGÊNCIAS EM EAD | |
Marcus Neves, Miguel Orth |
IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE DOCENTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | |
Cleonice Pereira do Nascimento Bittencou |
A HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA): olhares da tutora online e das discentes de pós-graduação EAD | |
Marluce de Almeida Carlos, Silvana Karine Costa Francelino |
História da Educação a Distância no Brasil: uma análise política, econômica e social sobre a política educacional de formação de professores. | |
Miriam Vieira |
ESTILOS DE APRENDIZAGEM, ABORDAGENS AO ESTUDO E A PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E-LEARNING | |
Edwin Giebelen |
O USO DAS FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OPAPEL DO TUTOR | |
FRANCISCA AUDERLÂNIA DE OLIVEIRA DIAS OLIVEIRA DIAS |
Formação Continuada de Professores: aprendizagem por meio da formação hibrida | |
Katia Rizzo, Jakes Figueiredo |
MATERIAL EDUCATIVO DE DIDÁCTICA INTERACTIVA EN MATEMÁTICA CON ENFOQUE VISUAL. UNA EXPERIENCIA DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA. | |
Oscar Holguin, Oscar Villamil |
ANÁLISE DA INTERAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE XXXXX | |
léo manoel lopes da silva Garcia, Daiany Francisca Lara, Claudia Alves Peres, Franciano Antunes |
A Elaboração de Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Química | |
MARCOS PEREIRA DA SILVA, Caroline Barroncas de Oliveira |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE: CONCEITUAÇÃO BALIZADORA PARA ESTUDOS FOCADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM | |
Marcus Neves, Janete Otte, Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Margarete Hirdes Antunes |
DESIGN EDUCACIONAL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS, FUNÇÃO E CRIATIVIDADE | |
Marcus Neves, Cláudia Centeno, Ana Paula Bonat, Margarete Hirdes Antunes |
BIBLIOTECA COMO EQUIPAMENTO DE APOIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Luciana de Souza Gracioso, Daniela Salgado Gonçalves da Silva, Alexei David Antonio, Ariadne Chloe Furnival, Ligia Castelli, Murilo Vinicius Alves, Melissa Bernardi, Marco Donizete Paulino da Silva |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA SOBRE OS MOOCS, COMPARANDO DADOS. | |
Pricila Silva de Souza, Ana Flavia da Silva, Gerlaine de Souza Costa, Paloma Rodrigues da Silva, Marcia Oliveira dos Santos, Valdemiro de Almeida Pinto |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA TUTORIA PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM UM POLO DE EAD | |
Eniel Espírito Santo, Luiz Carlos Sacramento Luz, Clairton Quintela Soares, Ariston Lima Cardoso |
O RE(CONHECIMENTO) DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFTM | |
Gabriel Jardim Araújo, Ilton Silva Ribeiro dos Santos, Juliene Silva Vasconcelos, Lavínia Zago de Sousa |
O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
José de Caldas Simões Neto, Demetrius Oliveira Tahim |
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA EAD: ESTUDO DA PREFERÊNCIA DO ALUNADO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS | |
Maria Ângela Lopes Drumond Macedo, Betânia Maria Araújo Passos, Fernando Guilherme Veloso Queiroz, Maria Aparecida Pereira Queiroz, Renata Rocha Ramos |
OS ASPECTOS QUE TORNAM O TRABALHO DO DESIGN INSTRUCIONAL RELEVANTE | |
Éder Reverdito, Walter Franklin Marques Correia, Nilton Hideki Takagi |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUANDO O ÓCIO TORNA-SE ATIVIDADE INTELECTUAL NO AMBIENTE PRISIONAL | |
Luzia Gaióski, Graça Ane Hauer |
Educação superior a distância como oportunidade para pensar o desenvolvimento no âmbito regional | |
Hoyêdo Nunes Lins Lins |
SOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA OU APLICATIVO PARA CELULAR MATHLAB CALCULATOR | |
BIANCA GOMES SONEMANN |
O USO DO APLICATIVO GCOMPRIS NA ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO ENSINO INFANTIL E DO PRIMEIRO CICLO DO FUNDAMETAL I | |
Jullyanna Cavalcante de Oliveira |
REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DOS TUTORES A DISTÂNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM EAD DA UECE | |
Roberta Noélia Távora de Carvalho |
O CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG): UMA PROPOSTA HÍBRIDA | |
MARCUS WILLIAM HAUSER |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA | |
Robson Cardoso, William Albert Silva |
LEVANTAMENTO DA POSSIBILIDADE DE UM CURSO EM UM AVA APLICADO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Luis Gabriel Valdivieso Gelves, Marcos Pereira da Silva, Paula Faragó Vieira Barbosa |
TIC’S - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A FRENTE DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS | |
ANDERSON ORAMISIO SANTOS, GUILHERME SARAMAGO DE OLIVEIRA, SILVANA MALUSÁ, CAMILA REZENDE OLIVEIRA REZENDE OLIVEIRA |
PROJETO: REDAÇÃO ON LINE | |
MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA, ROSA CRUZ MACÊDO, DENNYS HELBER SOUZA SILVA, ALLAN DIEGO BATISTA BELÉM |
B-INT (BARRA INTERATIVA): TRAZENDO AO MOODLE CARACTERÍSTICAS DE REDES SOCIAIS NA INTERAÇÃO | |
Gerson Nunho Carriel, Jayme Seawright de Araujo, Maria Cristina Silveira, Ednei José de Almeida Junior de Almeida Junior, Amanda de Azevedo, Giuliano Gozzi |
VALORES MODERNOS E PÓS-MODERNOS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO | |
Julio Cezar de Lara, Marcela Barbosa de Moraes, Fabiana Silva |
O ALUNO EM FOCO NO EaD: PERFIL E COMPETÊNCIAS | |
Eduardo Dalcin, André Hellvig da Silva, Ana Claudia Pavão Siluk |
TIC NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EaD. | |
KATIA MARIA LIMEIRA SANTOS, CARLOS VASCONCELOS |
CULTURA DIGITAL: A EXPANSÃO E A INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO | |
Welton Dias Castro, Antonio Amorim |
CREDENCIAMENTO E OFERTA DE CURSOS A DISTÂNCIA: Construindo o conhecimento e adquirindo experiências | |
Sanete Irani de Andrade, Carlos Zem, Angela Trimer de Oliveira |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA: UMA POSSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO DIGITAL | |
Maria Rosemary Oliveira |
EaD e formação de professores: uma perspectiva para a implementação da modalidade | |
Ana Paula Correa Bovo, Fernanda Jesus Costa, Andréa Lourdes Ribeiro, Lilian Sípoli Canete |
O USO DOS RECURSOS E FERRAMENTAS DAS MÍDIAS SOCIAIS DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR | |
Nelson Moreira Leite |
OS IMPACTOS DO USO INDEVIDO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Francisco Atualpa Ribeiro Filho |
Educação Infantil, Infâncias e Arte: uma vivência na formação de professores e gestores | |
Betania Libanio Dantas de Araujo, Érica Aparecida Garrutti-Lourenco |
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO MEDIADA POR SISTEMAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
léo manoel lopes da silva Garcia, Franciano Antunes, Daiany Francisca Lara, Claudia Alves Perex |
ARTE COMPUTACIONAL E ELETRÔNICA POR MEIO DE PLATAFORMAS OPEN SOURCE: PROJETOS DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ARTE COMPUTACIONAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA | |
Elias Filho, Artur Cabral Reis |
REDES SOCIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: O FACEBOOK E O WHATSAPP COMO AMBIENTE DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL ACESSÍVEL PARA ALUNOS SURDOS | |
Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araujo, Raquel Rosan Christino Gitahy, Valéria Isaura de Souza, Adriana Aparecida de Lima Terçariol |
O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE | |
FRANCISCA BERTILIA CHAVES COSTA, Milena Marcintha Alves Braz, Márcio Luiz Carlos de Morais, Ana Maria Fontenelle Catrib |
PRÁTICAS DIÁLOGICAS E EMANCIPADORAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE | |
Magalis Bésser Dorneles Schneider |
AS CIDADES E O DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO – A REALIDADE BRASILEIRA | |
silvia carbone, Ivan Oliveira, Mara Yáskara Paiva Cardoso |
TECNOLOGIAS DE APOIO À APRENDIZAGEM COMO FATORES DE MOTIVAÇÃO DE ALUNOS EM CURSOS A DISTÂNCIA | |
Maria de Fátima Bruno-Faria, Mariana Bruno-Faria, Ana D´Arc Maia Pinto |
PERFIL DA REDE UNICEU: DEMOCRATIZANDO O CONHECIMENTO E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DA CIDADE DE SÃO PAULO | |
Zilda Borges da Silva, Estela Cristina Zanotti Ataide, Ana Lucia Sanches |
O ENSINO DE HISTÓRIA NA PALMA DA MÃO: O WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALEM DA SALA DE AULA | |
CRISTIANO GOMES LOPES |
USO DE TICS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO IFPE: FUNDAMENTAÇÃO E METODOLOGIA DE UMA EXPERIÊNCIA | |
Wagner Rafaell Peixoto |
O CURSO DE PEDAGOGIA SEMIPRESENCIAL DA UNESP: DIAGNÓSTICO E PERFIL DOS CURSISTAS | |
Danielle Aparecida Nascimento dos Santos, Mario Hissamitsu Tarumoto, Antônio Netto Junior, Paula Mesquita Melques, Edson Carmo Inforsato, Klaus Schlünzen Junior, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen |
O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO | |
Fabiana Ferreira do Nascimento, Mara Lucia Reis Monteiro da Cruz |
O OLHAR DOS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A QUESTÃO DO LIXO: o papel das mídias | |
RITA DE CASSIA BARROS LEITE, ADRIANA CRISTINA SILVA LEITE |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: GÊNESE, PROJEÇÃO E CARACTERÍSTICAS? | |
Renata Primo |
ENCURTANDO AS DISTÂNCIAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATUAL | |
JEAN CHARLES |
Formação de Professores e Tecnologia Digital - Utilização do Jogo Musikinésia na Educação Musical | |
Rogério Augusto Bordini, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira |
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR UAB/UNICENTRO: COMPROVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DE SUCESSO | |
Klevi Mary Reali |
A EDUCAÇÃO E O USO PEDAGÓGICO INOVADOR DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA.doc Tamanho do documento 93KB Data de transferência 2016-06-04 01:44 | |
Maria Vanuzia Santos da Silva |
ANÁLISE DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: MOODLE (UESPI) E SIGAA (UFPI) | |
Carla Gabryela Resende Fonsêca, Daniele Rocha Melo, Ivone Maria Silva de Oliveira |
CENTRAL DE MIDIA SH - EDUCOMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE PORTO ALEGRE | |
José Carlos Ferrari Júnior, Kelly Silva Fernandes |
DA EAD AOS REAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA UAB EM ACESSO ABERTO | |
Jimena de Mello Heredia, Marialice de Moraes, Eleonora Milano Falcão Vieira |
ESTUDO DA QUÍMICA: O USO DO TELEJORNAL EM SALA DE AULA | |
Cassiane Baggio Barbosa |
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: O SANDBOX COMO CONTEXTO | |
Fernando Cesar Ferreira, Elizabeth Matos Rocha, Adailton José Alves Cruz, Eriton Rodrigo Botero, Ariane Baffa Lourenço, Allan Paza, Jansen Barros |
FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES E COMPLEXIDADE: reflexões para uma nova compreensão sobre a função docente | |
Luciani Vieira Gomes Alvareli, Wellington de Oliveira |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM EFETIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BASEADA NA FORMA DE ENTREGA DE CONTEÚDO – UMA EXPERIÊNCIA BASEADA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO | |
Nádia Cristina de Azevedo Melli |
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROJETO PILOTO DO CURSO TÉCNICO SEMIPRESENCIAL DE INFORMÁTICA DO CENTRO PAULA SOUZA – UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM PROJETO PILOTO | |
Nadia cristina de Azevedo Melli, Eliana Cristina Nogueira Barion |
ANÁLISE DA EVASÃO DE ALUNOS NO POLO CNEC EAD IGUATU | |
MOACIR ALVES DE LIMA FILHO, NAÍOLA PAIVA DE MIRANDA |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO | |
Katia Soares, Marcos Aurélio Silva Soares Soares, Ivo José Both Both, Desiré Luciane Dominschek Lima Lima, Flávia Lisiane dos Santos Juliatti Juliatti |
DISCENTES DA EaD DO CURSO LICENCIATURA DE LETRAS EM ESPANHOL: exercício no magistério | |
Simone Silva Pinheiro Duarte |
ANÁLISE DO USO DA EAD NO CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO RIO DE JANEIRO: SEGURANÇA E DEFESA NACIONAL EM UMA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZADO PARA O CURSO DE OPERAÇÕES INTEGRADAS EM GRANDES EVENTOS – COIGE | |
Márcia Maximiano da Silva, Cleonice Weber de Souza Oliveira, Gustavo Oliveira Andrade |
ALUNOS DA EAD NO PROCESSO DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: PROGRAMA DE EXTENSÃO e-TEIA | |
Liamara Scortegagna, Ana Laura Comassetto |
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | |
FRANCISCA BERTILIA CHAVES COSTA, WALLACE KALLIANNDRY SERAFIM FERREIRA DE SOUZA, LILIA BRAGA MAIA |
O papel de professores e alunos no contexto virtual de educação | |
Wellington Oliveira, Luciani Alvareli |
GRUPO DE DISCUSSÃO VIRTUAL: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES POLIVALENTES QUE ATUAM EM UMA GRADUAÇÃO EM MÚSICA NA MODALIDADE EAD | |
Celso Augusto dos Santos Gomes, Wanderson Gomes de Souza, Simone Simone de Paula Teodoro Moreira |
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE | |
Isabela Goés dos Santos Soares, Jamile Rodrigues Cosme de Holanda, João Paulo de Menezes Moura, Kalidia Felipe de Lima Costa, Laura Amélia Fernandes Barreto, Lázaro Fabrício de França Souza, Suzane da Paz de Oliveira, Wesley Adson Costa Coelho |
A FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Paulo Henrique Lixandrão Fernando, Lilian Carla Gonçalves Batistela, Luiz Guilherme Neto, Odair Batista Mota, Alex Nunes Alves Vaz, Livia Cristina Toneto |
Relato de experiência: A construção do conhecimento nos Ambientes virtuais de aprendizagem | |
LILIAN DE ASSIS MONTEIRO LIZARDO |
A PRÁTICA DOCENTE E O USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS ARTICULADOS AO TRABALHO COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES: pontos e contrapontos | |
Thaís Cristina Rodrigues Tezani |
O PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE. UM ESTUDO DE CASO NO NOROESTE FLUMINENSE. | |
Rosely Pereira Costa Macedo, Tarcísio Mendel Almeida |
A potencialidade da ead no processo de formação profissional do programa mais médico: um relato de experiência | |
Guilherme B. Shimocomaqui Shimocomaqui, Simone Gomes Costa Gomes Costa, Alfredo Acosta Leyva Acosta Leyva |
SALA DE AULA HÍBRIDA: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA RENOVADA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA UFAL | |
Vera Lucia Pontes dos Santos, Thereza Cristine Santos Costa, Cleide jane de Sá Araújo Costa |
JOGO LEAGUE OF LEGENDS (LOL) POSSIBILITANDO O TRABALHO EM EQUIPE: ESCUTANDO JOGADORES | |
Luciane Magalhães Corte Real |
O USO DAS TIC NO ENSINO COMPLEMENTAR DA DISCIPLINA DE CARNES E AVALIAÇÃO DE CARCAÇAS NOS CURSOS DE ZOOTECNIA DO RIO GRANDE DO SUL | |
Louise Dias Borges, Marco Antônio Dias da Silva |
FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD : POLÍTICAS E PROCESSOS | |
Desiré Luciane Dominschek Dominschek, ADEMIR ENGELMANN, PATRÍCIA CARLA FERREIRA, TABATHA CASTRO ALVES, LUCIANA MACEDO SILVA |
USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO CANAL MINAS SAÚDE | |
Lizziane d' Ávila Pereira, Roseni Rosângela de Sena |
A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL | |
Gisele Kede Flor |
O ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA CORROBORANDO COM A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES SURDOS NO CURSO LETRAS LIBRAS NO MS | |
Rosana de Fátima Janes Constâncio |
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO APRESENTADOS POR GESTORES DE SAÚDE DURANTE A PARTICIPAÇÃO DE UM CURSO À DISTÂNCIA | |
NÍVEA CARLA TAVARES BARBOSA, RAFAELA OLIVEIRA CARVALHO DA SILVA, BENEDITO CARLOS CORDEIRO, MARIA LELITA XAVIER |
Projeto Terra de Luzia: Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais como aliada da Geografia | |
Paulo Henrique Barbosa Silva, Cláudio Marinho |
PROPOSTA DE ESPECIFICAÇÕES E RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS PARA A INTERFACE DO PORTAL DO REPOSITÓRIO NA ÁREA DE SAÚDE DA UNIFESP | |
Wilma Honorio dos Santos |
NEOLOGIA E INTERNET: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INTERFERÊNCIA DO INTERNETÊS NA ESCRITA FORMAL DE UMA ADOLESCENTE | |
Daiany Kipper, Cátia Grasiela da Silva |
A PRODUÇÃO DE TIRAS DE HUMOR EM SALA DE AULA: AMPLIANDO AS HABILIDADES RELACIONADAS AOS MULTILETRAMENTOS | |
Francieli Aparecida Dias, Matheus Henrique Duarte, Helena Maria Ferreira |
UM ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO | |
Williane Rodrigues Almeida Silva, Romario Ferreira de Pontes, THEREZA PATRICIA PEREIRA PADILHA |
JOGOS – UMA NOVA FORMA DE APRENDER E ENSINAR DENTRO DA EDUCAÇÃO – UFG/GO | |
OSVALDO JOSÉ DE JESUS SILVA, SUZANE TELES BRAGA |
Inclusão Digital das Pessoas com Deficiência na Escola | |
ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA |
TECNOLOGIA E TRABALHO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO SÉCULO XXI | |
Wagner Faria |
CURSO ONLINE PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE ENFERMEIROS SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE | |
Chris Mayara Tibes, Jéssica David Dias, Everton Alvares Cherman, Silvia Helena Zem-Mascarenhas |
PERFIL DO ALUNO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO EM EAD: ESTUDO DE CASO | |
LUANA AYALA |
A REDE UNICEU COMO POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NAS PERIFERIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO | |
Ana Lucia Sanches Sanches, Marilisa de Fátima Leone |
EAD EM PALMAS: O EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | |
ELIZABETH MARIA LOPES TOLEDO |
FORMAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS: UM OLHAR SOBRE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Aline Lima Torres, Heraldo Simões Ferreira |
A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO CONTEXTO GLOBAL | |
Andreia Rodrigues Ferreira Baro |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE USO DE EXERGAMES NO ENSINO MÉDIO: DESENVOLVENDO CAPACIDADES, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS | |
Jaqueline Costa Castilho Moreira, Yago Romão Rocha Oliveira |
LEGISLAÇÃO E ENSINO: FUNDAMENTOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Leandro Gomes Dias, Tatiane Silva Ribeiro |
ESTRATÉGIA DE PLANEJAMENTO PREVIO PARA PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS | |
Gláucia Maria Cavasin, Cristiane Lopes Simão Lemos, Clever Gomes Cardoso, João Paulo Silva Spindola, Gisleine Fernanda França |
MULTIMODALIDADE E MULTISSEMIOSE NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO: UMA ANÁLISE DA GDV | |
Matheus Henrique Duarte, Francieli Aparecida Dias, Helena Maria Ferreira |
A RELAÇÃO ENTRE PRESENÇA E VIRTUALIDADE NA EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA | |
marcos jorge, Eva Aparecida Gois Caio, Camila Akemi Abe |
TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM | |
Cristina Coelho, PATRÍCIA NEVES RAPOSO, LARINE ARAÚJO PIRES, JOÃO MATHEUS Câmara Rios Portales Raposo, VALENTINA SOFIA SILVA SANDRI, IVETTE KAFFURE, LUCAS RADAELLI |
Material Didático Impresso Utilizado em Curso de Graduação, Modalidade à Distância: Uma Análise Segundo as Concepções do Design Instrucional. | |
Elaine Izabel da Silva Cruz, Aline Helena da Silva Cruz, Rodrigo da Silva Santos, Angela Adamski da Silva Reis, Raimundo José Macário Costa |
Modificando, ampliando e ressignificando a avaliação através da plataforma Moodle | |
Roberto Marques Silva, Maria Deusa Ferreira da Silva, Rita Clara costa Barbosa Marques |
AMBIENTE MOODLE DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA | |
Gustavo Alexandre de Carvalho Pereira, Alaine Maria dos Santos Silva, Ivaldo Silva do Nascimento |
LA ENSEÑANZA DE LENGUA EXTRANJERA EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA: EL DESARROLLO DE LAS HABILIDADES LINGUISTICAS – UN ESTUDIO DE CASO | |
Diva Wellk de Oliveira Santos |
A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA | |
Jéssica Zacarias de Andrade, Keite Silva de Melo, Gilda Helena Bernardino de Campos |
CONTRIBUIÇÕES SOBRE O TRABALHO DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE INDÍGENA | |
Fernanda Martinez, Patrícia Rech, Pablo Natanael Lemos, Vanessa Moreira Haquim, Maria Cristina Cabral Troncarelli, Anabele Pires, Blanche Coutinho Medeiros, Sofia Beatriz Machado de Mendonça, Douglas A Rodrigues, Lavínia Santos de Souza Oliveira |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES INICIAIS EM UM PROGRAMA ONLINE DE FORMAÇÃO DE MENTORES. | |
Fabiana Vigo Azevedo Borges, Paula Grizzo Gobato, Débora Cristina Massetto, Aline Maria Medeiros Reali |
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (2005-2015) | |
Alessandra Pessoa Coimbra de Melo, Lúcio França Teles |
O Uso de Multimeios na Difusão da Cultura de Jogos Matemáticos de Tabuleiro dentro da Escola PIOXII | |
Alex Shimabukuro, Giovanni dos Santos Bufalari, Vítor Hugo Novais Veloso |
PROJETO HOMEM VIRTUAL NA ESCOLA NAPOLEÃO DE CARVALHO (RELATO DE CASO) | |
Diego Carvalho, Carina Cesário Abdala Tavares, Mislene Aparecida Queiroz da Silva, Sandra Sousa Silva, Veridiana Alves Farias |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRÁTICA DA TUTORIA VIRTUAL | |
Priscila Menarin Cesário, Daniel Ribeiro Silva Mill |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO POLO DE APOIO PRESENCIAL PROFESSOR POSSIDÔNIO QUEIROZ EM OEIRAS - PIAUÍ | |
GEILMA CORDEIRO GALES |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - TECNOLOGIA, TUTORIA PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: UM TRABALHO COLETIVO PROMOVENDO APRENDIZAGEM DE QUALIDADE | |
Osana Santana Prado Fonseca |
ANINHAMENTO COMO UNIDADE DE ANÁLISE DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO: ANÁLISE DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE | |
Santer Matos, Carmen De Caro |
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA | |
Célia Regina de Carvalho |
Discutir a participação discente no processo de aprendizagem a distância, fomentando os conceitos da educação 3.0 | |
Enir da Silva Fonseca, Carlos Fernando de Araújo Jr. |
UMA REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM EaD | |
Ana Lúcia Guimarães, Ana Cecília Machado Dias Leal, Heloisa Argento Argento, Nivea Lemos Lemos |
O PAPEL DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM | |
Sara Ferreira de Lima Rapé, Wellington Oliveira |
REALIDADE DO CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL E DIFICULDADES DOS ALUNOS QUE UTILIZAM O MOODLE | |
Mayane Ferreira de Farias, Rita Diana de Freitas Gurgel |
Educação a distância: formação de educadores para uma pedagogia multiletrada | |
Solange Maria Sanches Gervai |
COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA | |
Adelson de Paula Silva, Viviane Sartori, Juliano Schimiguel |
PERCEPÇÕES QUANTO A GRADUAÇÃO NA EaD: UMA VISÃO DO PROJETO PIONEIRO PNAP/ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/ UNIMONTES/PÓLO URUCUIA/MG (2011 a 2015) | |
Viviane Silva, Mônica Nascimento e Feitosa, Everaldo Carvalho de Almeida |
Formação Continuada na modalidade EAD através do Profuncionário: um olhar a partir de um Campus do IFES | |
Renato Pereira Aurélio, Marcelo Mendonça Vieira |
Os recursos didáticos como mediadores das práticas e aperfeiçoamento docente: ambientação do futuro professor | |
Luzia Raquel Alves Figênio, Erivana D'Arc Daniel da Silva Ferreira, Jobenemar Carvalho dos Santos, Jaqueline dos Santos Gonçalves, Francisca Geane Marques Pinheiro Santos |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDANTE DA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
LÍLIAN CRISTINA GOMES DE SOUZA E SILVA, Janete Márcia Morais Oliveira Moura, José de Lima Albuquerque, Rodolfo Araújo de Moraes Filho |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS DESDOBRAMENTOS NA IMPLANTAÇÃO DA MODALIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS NO SETOR PRIVADO | |
Ana D'Arc Maia Pinto |
Desenvolvimento da oralidade em língua inglesa nas modalidades presencial e a distância - um estudo comparativo | |
João Tobias Lima Sales |
AUTONOMIA PARA ESTUDOS EM EAD - ENTRE O IDEAL E O REAL | |
GABRIELA SOUZA DE ALMEIDA FARIA, TANIA MARA SOUZA GUIMARAES |
A PERCEPÇÃO DO ALUNO EM RELAÇÃO AO USO DA FERRAMENTA BLOG NA APRENDIZAGEM | |
Cintia Ramalho Caetano da Silva |
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E INTERATIVIDADE NA PERSPECTIVA DE DOCENTES E DISCENTES | |
Cintia Ramalho Caetano da Silva |
A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM AULAS DE FÍSICA | |
WALLYN VIEIRA DA SILVA, MADILEIDE DE OLIVEIRA DUARTE |
FORMAÇÃO DOCENTE COM, SOBRE E ATRAVÉS DAS MÍDIAS EM UM JOGO DIGITAL ONLINE | |
Geovanna dos Passos, Dulce Márcia Cruz, Ana Cristina Nunes Gomes Muller |
UMA EXPERIÊNCIA COM A METODOLOGIA DO ENSINO DE COMPETÊNCIAS DE VENDAS PARA JOVENS | |
ana cláudia barreiro nagy, Larissa del'Santo Gastman |
ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES PERTINENTES A MODALIDADE DO CURSO NO INTERIOR | |
José Washington Vieira Silva, Eliane Da Silva Nicácio, Wesly James Floriano Melo, Ivan Ferreira Cavalcante, Maria José Almeida de Souza |
EDUCAÇÃO MUSICAL, UNIVERSIDADE E ENSINO A DISTÂNCIA: QUE COMBINAÇÃO É ESSA? | |
Mariana Ament, Jane Borges de Oliveira Santos, Denise Correa |
O REDIMENSIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA EM AVA POR MEIO DA METODOLOGIA DE CURADORIA DE CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD | |
EDUARDO FOFONCA, MARILISI FISCHER, Zenaide Esteche |
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA | |
Ortenio Oliveira, Daniel Mill |
DESIGN DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA EM PLATAFORMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Mariana Cantisani, Lucirene Lanzi, Natalia Nakano, Maria José Jorente, Rosane Michelli de Castro |
As tecnologias da informação no processo educacional | |
LORENA ALVES DE OLIVEIRA, CLAUDIENE NASCENTES BORGES SOUSA |
A PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA O APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: um relato de experiência | |
LINDA CONCITA NUNES ARAUJO, MAELY NUNES ARAUJO, MARGARETE BATISTA DA SILVA, VALÉRIA ANTÔNIA PEREIRA, CAMILA CORREIA FIRMINO |
O ENSINO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA DE CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA | |
MAELY NUNES ARAUJO, LINDA CONCITA NUNES ARAUJO, MARGARETE BATISTA DA SILVA, VALÉRIA ANTÔNIA PEREIRA |
A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS | |
LORENA ALVES DE OLIVEIRA, MILTON TOMAZ FRANCO JUNIOR |
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
MARILIA BRATTI |
O uso de imagens no ensino de história | |
Marion Stremel |
A CONSTITUIÇÃO DO REFERENCIAL PEDAGÓGICO PARA ANÁLISE DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM | |
Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Kátia Morosov Alonso, Cristiano Maciel, Alexandre Martins dos Anjos |
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS VIA MÍDIA IMPRESSA NA EAD: EM DIREÇÃO À AUTONOMIA E CRIATIVIDADE | |
Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD E O USO DAS TICS: A PROPOSTA DO GINPEAD | |
Erlinda Martins Batista, Shirley Takeco Gobara |
HOJE É DIA DE SAGAS. ZANGADO GAMER E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM | |
Geovanna dos Passos, Dulce Márcia Cruz |
AS REPRESENTAÇOES SOCIAIS DO TRABALHO DO TUTOR A DISTÂNCIA E PRESENCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES | |
ANDERSON ORAMISIO SANTOS, GUILHERME SARAMAGO DE OLIVEIRA, SILVANA MALUSÁ, CAMILA REZENDE OLIVEIRA OLIVEIRA |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS TIC: UMA ANÁLISE DO VÍDEO “VIDA MARIA” NA PERSPECTIVA DE TRABALHAR A TEMÁTICA GÊNERO EM SALA DE AULA | |
SAULO JOSÉ VELOSO DE ANDRADE, RITA CRISTIANA BARBOSA |
O ESTUDANTE EM FOCO: AS POSSIBILIDADES DO ENSINO VIRTUAL NA SEDUC/TOCANTINS | |
Nadia Flausino V. Borges, Otávio César S. Borges, Márcia Flausino V. Alves, Mariana da Silva Neta, Mauricio Reis Sousa do Nascimento, Katia Cristina Custódio F. Brito |
AS NOVAS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Neilany Araújo de Sousa |
Reflexões sobre o contexto dos ambientes virtuais, suas abordagens teóricas e o uso pedagógico da interação em cursos on-line: cenário de diferentes linguagens | |
Eliamar Godoi |
ROMPENDO COM A ASSÍNCRONIA DA EAD: Possibilidades com a tecnologia Adobe Connect Pro | |
Mara Dutra Ramos Rios, Diva Souza Silva, Luciana Charão de Oliveira |
A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS: INVESTIGANDO A PRÁXIS DOCENTE POR MEIO DE NARRAÇÕES MULTIMODAIS. | |
Adriano Silveira Machado |
ANÁLISE DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA“ UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” | |
Ellen Braune Reis Silva |
Cognitivismo Piagetiano e EaD | |
Ovidio Jairo Rodrigues Mendes |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO PILOTO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPI EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE TERESINA-PI | |
Zilda Vieira |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ENSINO COLABORATIVO: DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO SEMIPRESENCIAL | |
CARLA CORDEIRO MARÇAL Y GUTHIERREZ, MARA MONTEIRO DA CRUZ, PATRÍCIA BRAUN |
Educação a Distância sob a lógica da dominação | |
Paulo Jorge de Oliveira Carvalho |
ISSN: 2316-8722