EGRESSOS DO CURSO PEDAGOGIA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PRIMEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ELOISA MARIA WIEBUSCH, Rubya Mara Munhoz de Andrade

Resumo


As políticas públicas de acesso à educação superior no Brasil nos últimos anos propiciaram mudanças significativas no perfil dos estudantes, especialmente dos cursos, na modalidade de Educação a Distância. Com a expansão da educação superior, ocorreu o aumento da EaD, surge para os sujeitos que por diferentes motivos não tiveram acesso a educação superior presencial, um meio de inclusão. O presente estudo buscou investigar o acesso e o processo de formação de egressos do curso de Pedagogia, EaD, de primeira geração da família nuclear. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de caráter exploratório, realizada com três egressos do curso de Pedagogia, EaD. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. Para a leitura, análise e interpretação dos dados usou-se os princípios de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). O aporte teórico inclui as contribuições de Almeida (2015), Marcelo Garcia (2009), Nóvoa (2009), entre outros. A pesquisa revelou a trajetória pessoal, acadêmica e profissional dos pioneiros da família a obter um diploma na educação superior, EaD. Muitos foram os desafios enfrentados, mas venceram várias etapas, até alcançarem a vitória. Enfatizamos que o Brasil ainda enfrenta um longo desafio na luta pelo fortalecimento de políticas públicas que garantam além do acesso, as condições de permanência e aprendizagem com qualidade e equidade na educação superior. Precisamos de mais investigações sobre a temática, temos muito a pesquisar sobre os estudantes e egressos de EaD, de primeira geração na educação superior, na busca de novos caminhos, novos olhares que contribuam na construção de uma educação superior mais inclusiva e de melhor qualidade para todos os brasileiros.

 


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