Sobre o SIED:EnPED 2016

O SIED:EnPED:2016 propõe como foco dos debates e reflexões o tema Formação, Tecnologias e Cultura Digital. Desta forma, o objetivo principal é propiciar um espaço de análise sobre as implicações diretas e indiretas da utilização pedagógica das tecnologias na Educação no contexto atual. Assume-se como pressuposto que a Educação não pode andar na contramão da realidade histórico-cultural e que o uso de recursos tecnológicos de interação, informação e comunicação precisa ser considerado na educação de qualidade. Assim, o momento atual representa, por um lado, um grande desafio aos educadores, estudantes, gestores e governantes, e, por outro, um terreno fértil para reflexões e amadurecimento das ações que envolvem a relação entre Educação e tecnologias.

Assim como nas edições de 2012 e 2014, o SIED:EnPED:2016 ocorrerá em torno de seis eixos temáticos, quais sejam:

 

1. Processo de ensino-aprendizagem aberto, flexível e a distância. Aqui, a proposta é identificar os desafios e as possibilidades de aproximações entre educação presencial e a distância. Para tanto serão abordadas a flexibilidade pedagógica, a EaD como estratégia de redução da distância entre a educação formal e o mundo do trabalho e necessidades de infraestrutura organizacional e pedagógica em propostas educacionais híbridas.

 

2. Pesquisa e produção do conhecimento em educação, tecnologias e linguagens. Em torno desse eixo, estarão os debates sobre estratégias e instrumentos metodológicos na coleta e análise de dados, temas silenciados na pesquisa, bem como a respeito da qualidade das redes colaborativas de produção de conhecimento em educação e a pesquisa realizada na área.

 

3. O estudante da EaD em foco. Pretende-se debater aspectos relacionados ao perfil e necessidades formativas desse estudante, estratégias de estudo pela EaD, serviços de apoio ao aluno e os conceitos de autonomia, identidade e coletividade na aprendizagem virtual.

 

4. Inovação em Educação e Tecnologias Digitais. Objetiva-se abordar diferentes multidispositivos tecnológicos e múltiplas mídias para educação, considerando a acessibilidade e a inclusão, bem como estratégias virtuais de apoio à formação e jogos educativos.

 

5. Qualidade na Educação a Distância e a democratização do conhecimento. Nesse eixo, a proposta é refletir sobre a EaD como estratégia de democratização do ensino superior e sobre os desafios da gestão e para a sua institucionalização.

 

6. Educação e tecnologias: formação e atuação de educadores/profissionais. Espaço e momento de reflexões sobre a docência na EaD - aprendizagem e desenvolvimento profissional - condições de trabalho e o uso de tecnologias em processos formativos coletivos. 

 

 

Público Alvo 

 

O SIED:EnPED:2016 destina-se a profissionais e estudantes interessados em pensar a educação de qualidade para o presente e para o futuro; a pesquisadores envolvidos com atividades de educação a distância ou educação mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, incluindo professores universitários, tutores, gestores, estudantes (pós-graduação e graduação), professores da educação básica e demais profissionais interessados na temática.

 

Configuração do evento 

 

O SIED:EnPED:2016 será realizado em duas etapas: uma virtual e outra presencial. Na Etapa Virtual, especialistas promoverão sessões de debate temático pelo ambiente virtual, com o apoio de moderadores/animadores durante discussões. Ao final do período dos debates virtuais, serão feitas sínteses das discussões para apresentação nas mesas-redondas presenciais. A Etapa Virtual ocorrerá no período de 8 a 25 de setembro de 2016.

 

A parte presencial do SIED:EnPED:2016 será composta por mesas-redondas, apresentação de trabalhos na forma de pôster e comunicação oral, além de atividades diversas, como oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais. Há a pretensão de transmitir as apresentações do evento também por webconferência. A Etapa Presencial ocorrerá no período de 26 a 27 de setembro de 2016, em São Carlos – SP.

 

 Datas importantes:

- Etapa virtual: 8 a 25 de setembro de 2016

- Etapa Presencial: 26 a 27 de setembro de 2016

- Inscrições: até agosto de 2016

- Envio de trabalhos: até 4 de junho (prorrogado)

 



ISSN: 2316-8722