A PRODUÇÃO DE TIRAS DE HUMOR EM SALA DE AULA: AMPLIANDO AS HABILIDADES RELACIONADAS AOS MULTILETRAMENTOS

Francieli Aparecida Dias, Matheus Henrique Duarte, Helena Maria Ferreira

Resumo


Concebendo a escola como um espaço de troca de saberes e de constituição do sujeito leitor/escritor e cidadão, o presente trabalho tem como objetivo empreender um estudo sobre a contribuição das novas tecnologias na escola para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Para tal, o presente texto socializa os resultados de um estudo que trata sobre os multiletramentos e sua relevância e que utiliza o gênero “Tiras de Humor” com os seus peculiares recursos para o aperfeiçoamento das habilidades do educando como leitor, como escritor e como usuário de novas tecnologias. Alguns dos autores eleitos para a composição da discussão teórica são: Soares (2001), Alves (2009), Oliveira Júnior e Silva (2010), Vargas e Magalhães (2011), Ribeiro (2012) e Rojo (2012). Após o estudo teórico, são apresentados os resultados da análise de uma atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública, em que foi trabalhado o gênero textual “tiras de humor”. Pode-se afirmar, a partir da pesquisa de cunho teórico e dos resultados da atividade, que as novas tecnologias, apesar de todas as dificuldades que permeiam a sua utilização, tendem a contribuir consideravelmente para a ampliação dos multiletramentos, desde que haja uma proposta de trabalho com objetivos bem delineados, planejamento e comprometimento por parte de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Multiletramentos; Novas tecnologias; Gênero “Tiras de Humor”.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.