A Educação a Distância e a função do Designer Instrucional

Marcelo Haack de Marcos

Resumo


Com o intuito de definir as atribuições do designer instrucional realiza-se aqui uma pesquisa pautada na literatura mais recente sobre o assunto, isto é, com o objetivo de delimitar o campo de atuação do DI temos como metodologia do presente trabalho a análise bibliográfica. Para tanto a discussão sobre os prós e contras da educação a distância (EaD) em relação a educação presencial (EP), a questão da evasão nos cursos a distância e semipresenciais, o projeto de DI e sobre os recursos e ferramentas do designer instrucional faz-se necessária. Neste contexto também são levantadas questões referentes a legislação e as práticas curriculares e extracurriculares envolvendo tanto a EaD quanto a EP. A afetividade, os estilos de aprendizagem e os tipos de avaliação são características do processo de ensino que também fazem parte do presente trabalho. Pelas leituras e análise fica claro o papel determinante do DI e a necessidade deste profissional realizar um trabalho coletivo e colaborativo com os demais atores da EaD, a saber: professor, professor conteudista ,web designer, tutores virtuais e presenciais.

Palavras-chave: Designer instrucional; educação a distância; didática.

 


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