AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE UM SUJEITO UNIVERSITÁRIO ARTISTA

ANTONIO CARLOS DA COSTA NUNES

Resumo


Resumo:

Este trabalho consiste em apresentar alguns achados de uma pesquisa de mestrado que investigou as mídias institucionais de três instituições privadas de ensino superior pertencentes ao grupo Kroton. O argumento da pesquisa é que ao entender as páginas do facebook e do youtube como aparatos discursivos poder-se-á averiguar a incisão dessas materialidades sobre processos de subjetivação do estudante do ensino superior. Nesse sentido, seja o aluno da EaD ou da modalidade presencial, essas tecnologias operam na constituição de um sujeito universitário específico. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram estruturados a partir da análise do discurso na perspectiva do filósofo Michel Foucault. Dentro do universo pesquisado, buscou-se nas instituições publicações no youtube desde o ano de 2008 até 2015. Da mesma maneira, realizou-se o levantamento das postagens no facebook, de 2011 (ano da criação das páginas das três instituições) a 2015, focando nos vídeos das campanhas publicitárias, palestras e postagens que falavam sobre o sujeito universitário. Os resultados da pesquisa demonstraram que estas mídias constituem um dispositivo pedagógico pelo qual se transpõe uma ética empresarial para o espaço educativo, afirmando assim um tipo de ethos necessário para adentrar nos espaços de visibilidade do sucesso. Essas tecnologias ensinam técnicas para o empresariamento de si que passam por um processo contínuo de individuação-exercitação-condução da vida.

Palavras-chave:Tecnologias digitais; Discurso; Sujeito universitário

 


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