TECNOLOGIAS ASSISTIVAS Recursos para a Autonomia e Inclusão de Pessoas com Deficiências

ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA

Resumo


Este artigo vem discutir as Tecnologias Assistivas na vida dos alunos e demais pessoas com deficiências na escola e na sociedade. Estes instrumentos são importântes, pois podem fazer um deficiente melhor no local onde ele está inserido. Tecnologias Assistivas são recursos ou procedimentos pessoais, que atendem a necessidades diretas do indivíduo com deficiência, visando sua independência e autonomia. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivos conhecer as Tecnologias Assistivas que estão ao alcance da escola, dos pais e da sociedade para melhorar a vida das pessoas com deficiências, compreendendo e valorizando sua utilização no dia a dia destes indivíduos e discuti-las a nível educacional como parte integrante na educação das pessoas com deficiências. O texto apresenta um breve resumo da inclusão no Brasil, conceituações de Tecnologia Assistiva e descrição de alguns desses recursos e sua viabilidade na construção do conhecimento dos alunos com deficiências, fatores importantes para se compreender a potencialidade deste tema. Conclui se que a Tecnologia Assistiva deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência ou pelo envelhecimento. Embora as escolas, na sua maioria, não possuem equipamentos de informática que motive e ajude alunos com deficiências na aprendizagem e no seu desenvolvimento motor, as Tecnologias Assistivas são importantes ferramentas na área educacional, pois cada vez mais serve como uma ponte para abertura de novos horizontes nos processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiências até bastante severas.


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