PRÁXIS DE FÍSICA EM CURSOS DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA (EAD)

Cristiano Tavares Malheiro, Roseli Künzel, Marilena Aparecida de Souza Rosalen

Resumo


Este trabalho teve como propósito avaliar as atividades experimentais presenciais de Física desenvolvidas com a mediação de um tutor presencial, em Cursos de Engenharia na modalidade de Ensino a distância (EaD) como auxílio à aprendizagem dos conceitos trabalhados nas aulas teóricas. Com esta finalidade, foi aplicado um questionário aos alunos de dois cursos (Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental) de uma universidade privada que tiveram aulas com a presença do tutor no desenvolvimento das atividades experimentais no próprio polo/universidade. A partir das análises realizadas por meio de questionário, foi possível verificar que tanto o tutor presencial quanto o uso de atividade praticas foram peças fundamentais para o ensino e a aprendizagem por parte dos estudantes dos cursos de engenharia, evidenciando alguns conceitos pedagógicos como a aprendizagem significativa de Ausubel, teoria de Vygotsky e outros pensadores.

 

Palavras-chave: EaD, Tutor Presencial, Práxis de Física.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.