O REDIMENSIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA EM AVA POR MEIO DA METODOLOGIA DE CURADORIA DE CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD

EDUARDO FOFONCA, MARILISI FISCHER, Zenaide Esteche

Resumo


Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a organização didática para um Ambiente Virtual de Aprendizagem, especificamente pensado por meio da aplicação da metodologia de Curadoria de Conhecimento para um curso lato Sensu de especialização para a formação de professores, com foco na atuação profissional na modalidade de Educação a Distância. Assim, a organização didático-metodológica, de acordo inicial com as pesquisas de Bhargava (2009). Para o autor este esta metodologia está intimamente ligada ao papel de alguém que continuamente encontra, agrupa, organiza e compartilha o que há de melhor e mais relevante sobre um assunto específico online (BHARGAVA, 2009). Diante desta concepção, houve, na presente experiência, uma ampliação de sua significação para a ampliação desta concepção no Projeto Pedagógico do curso em questão, no qual derivou da terminologia gestão ou curadoria de conteúdo para a curadoria de conhecimento. A experiência, por fim, redimensiona a concepção para destacar a importância de se repensar a pesquisa e a produção do conhecimento em educação, considerando uma abordagem baseada nas tecnologias digitais e nas linguagens para o desenvolvimento de uma análise, que resinifique a organização didática e metodológica do conhecimento em ambientes virtuais, nesse caso, para a formação docente em EAD.

Palavras-chave: didática; metodologia; EAD; Curadoria de Conhecimento; formação de professores; pesquisa.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.