UMA REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM EaD

Ana Lúcia Guimarães, Ana Cecília Machado Dias Leal, Heloisa Argento Argento, Nivea Lemos Lemos

Resumo


Este artigo desenvolve reflexão teórica sobre os conceitos de empreendedorismo e inovação, diretamente relacionados a metodologia de utilização de jogos digitais educativos para a efetivação de uma aprendizagem mais dinâmica, ativa e como fonte valiosa para o processo de construção de novos aprendizados e estratégias de ensino a distância. Procuramos demonstrar que quanto mais primamos por ter atitudes e comportamentos empreendedores e que estão constantemente envolvidos em estruturas de busca por inovação, mais encontramos sentidos e práticas diferenciais para novos modelos de educação e sociedade. No caso da EaD, também procuramos demonstrar o quanto estas perspectivas são fundamentais para a obtenção de resultados fecundos na aprendizagem. Jogar é uma ação lúdica, que não está diretamente ligada a tecnologia, mas sim a necessidade de brincar, pois brincando a indivíduo abre novas frentes de aprendizado e desenvolve diferentes habilidades ao mesmo tempo.  E estudar brincando significa ampliar de forma significativa as possibilidades de aprender.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.