FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA): E A SALA DE AULA?

Marcelo Pustilnik Vieira, Leonir Santos de Souza, Tarso Leandro Holanda Leite

Resumo


O presente artigo é fruto da experiência dos autores na formação de professores, via educação a distância (EaD) que ocorreu no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) implantado pelo Ministério da Educação (MEC), a partir de 2010, já em sua fase piloto. Ao encontrar resistência à formação por parte de professores de uma determinada escola, no estado de Rondônia, a equipe de formação partiu para uma experiência diferenciada, onde os professores e suas realidades de sala de aula foram consideradas. A formação a partir deste momento passou a ser rica em produção, com boas experiências de uso educacional do computador por parte de alunos e professores demonstrando terem sido acertada as mudanças. Apresentamos algumas experiências e seus resultados, apesar de neste artigo não ter sido o foco o uso do computador, mas sim como organizar a formação de professores para que possam incluir curricularmente o uso das novas tecnologias, neste caso, prioritariamente um computador educacional, de forma que os resultados sejam efetivos em sala de aula.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.