EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO PILOTO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPI EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE TERESINA-PI

Zilda Vieira

Resumo


O presente estudo tem por objetivo conhecer a contribuição do curso piloto de Administração da Universidade Federal do Piauí - UFPI, na modalidade Educação a Distância (EaD), para a prática profissional dos egressos oriundos de um grande banco, de Teresina, no Piauí. O instrumento de coleta utilizado foi o questionário. A amostra pesquisada constituiu-se de apenas de 5 alunos que concluíram o curso, que correspondeu a 11,9% do total de concludentes. Os resultados apontaram que houve um predomínio de pessoas do sexo masculino, com idade entre 45 e 55 ou mais anos, e com nível médio de escolaridade. A maioria escolheu fazer o curso devido à flexibilidade de tempo e espaço e teve um alto grau de satisfação, sendo que para mais da metade dos formados houve mudanças de ordem profissional e pessoal. Além disso, os resultados apontam que o curso proporcionou mudanças positivas aos que cursaram, como: o aumento do nível de autoestima e do grau de escolaridade, mudança de função para outras mais complexas e proporcionou ferramentas para o redimensionamento das atividades atuais para melhor. Enfim, essa pesquisa mostra que a modalidade Educação a distância, na UFPI, está agindo de forma satisfatória para com aqueles que a buscam e sabem estudar com autonomia, de conformidade com as exigências da modalidade educativa.


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