EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS PAPÉIS DO ALUNO, DO PROFESSOR E DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

ÁLAZE GABRIEL DO BREVIÁRIO

Resumo


O artigo busca refletir sobre os novos papéis do aluno, do professor e da instituição educacional, trazidos pela Educação a Distância (EaD). Tem como objetivo apresentar, explanar e caracterizar os desafios existentes na oferta da EaD para cada uma das partes nela envolvidas, em particular. Para tanto, utilizou as seguintes metodologias: o método crítico-dialético como o seu eixo epistemológico de investigação, historicizando o tema; o método hipotético-dedutivo como o seu eixo lógico de investigação; e como eixo técnico foi utilizado a base procedimental não participante, realizando-se um levantamento bibliográfico, com base em pesquisadores renomados do tema como Moore e Kearsley (2007), Maia e Mattar (2007), e Niskier (2000). Discute que a EaD é mais que um método ou uma técnica, é um sistema informatizado, sistematizado e integrado em que as Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (NTICs) são os meios transmissores da interação entre os alunos, os professores e as instituições educacionais, e operacionalizadores do processo ensino-aprendizagem virtual. A inserção da NTICs no processo ensino-aprendizagem trouxe, por um lado, desafios maiores para o aluno, o professor e a instituição educacional, que hoje precisam estar mais preparados para aprender e ensinar, mas, por outro lado, trouxe grandes vantagens, dentre as quais a flexibilidade espacial e temporal para estudar, ambientes de aprendizagem mais agradáveis, atraentes e interessantes, modo dinâmico e híbrido de aprender. Conclui que tal sistema trouxe a exigência do desenvolvimento, para todas as referidas partes, de novas competências, em especial o domínio no uso das NTICs, o autodidatismo e maior capacidade no gerenciamento do tempo.



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