Formação de professores de espanhol a distância: tecnologias e possibilidades de interação

Ana Karla Pereira de Miranda, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Darlene Alves de Oliveira, Thyago José da Cruz

Resumo


Esta comunicação objetiva discutir aspectos relacionados à formação de professores de Espanhol na modalidade a distância, apresentando algumas ferramentas tecnológicas disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem e suas possibilidades de uso no que se refere à viabilização da interação. Por meio da interação é possível a discussão de ideias, o desenvolvimento das habilidades linguísticas (ler, escrever, ouvir e falar), além da formação cultural e científica de futuros docentes. Dessa forma, é fundamental que as pessoas que atuam na EaD, entre elas professores, tutores e alunos, conheçam as ferramentas tecnológicas existentes para que possam utilizá-las em determinadas situações, já que a maior parte das experiências docentes está calcada em cursos presenciais. Inicialmente, apresentamos as condições para ser professor de língua espanhola no Brasil. Na sequência, tratamos de descrever as ferramentas para desenvolver atividades síncronas (chat, audioconferência, teleconferência e videoconferência) e assíncronas (fórum, questionário, tarefa, e-mail). Quanto aos atores envolvidos no processo (alunos, tutores e professores), enunciamos não somente o papel de cada um deles no processo de ensino e aprendizagem, mas também algumas possibilidades de interação por meio da tecnologia. Em suma, concluímos que quando a instituição apresenta boas estruturas tecnológicas e quando as pessoas envolvidas no processo são capazes de utilizar as ferramentas disponíveis e têm consciência de seu papel, podemos afirmar que os estudos na modalidade a distância não limitam o processo de aprendizagem, mesmo em língua estrangeira, e tampouco impedem a interação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.