EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAIS

Renata Primo

Resumo


Sabe-se que a informática nas escolas brasileiras é considerada como uma cultura nova. Talvez por isso, haja uma certa resistência por parte de alguns docentes, principalmente daqueles de formação tradicional e que não tiveram acesso ao uso das mídias digitais e desconhecem ou ignoram os inúmeros recursos que o uso correto das TIC proporcionam no redimensionamento metodológico do ensino-aprendizagem. Por estas e tantas outras razões é que as ações estratégicas de ensino-aprendizagem no tocante a educação e inclusão digitais devem ser implementadas, redimensionadas, avaliadas e efetivadas com maior intensidade. Nesse sentido, percebe-se que o ambiente mais propício a qualificar os sujeitos sociais é exatamente as escolas. Deste modo, o presente trabalho analisa com a inclusão digital no contexto educa­cional é parâmetro indissociável, visto que, necessa­riamente caminha objetivamente com o propósito de letrar, formar, capacitar digitalmente, os sujeitos que en­sinam e que aprendem na citada sociedade cibercultural do novo milênio. Não obstante, conclui-se que no âmbito dos espaços educacionais uma das ferramentas exigidas e indispen­sáveis para a promoção da inclusão digital é o uso eficaz de computadores. Dessa forma, conclui-se ainda que a comunidade escolar para estar incluída digitalmente necessita conviver e interagir com as máquinas, com os recursos educativos, ter acesso e treinamento específico, adequado e contínuo no que diz respeito às tecnologias socioeducativas.

Palavras-chave: Educação; Inclusão digital; Tecnologias; TIC.

 


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