MULTIMODALIDADE E MULTISSEMIOSE NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO: UMA ANÁLISE DA GDV

Matheus Henrique Duarte, Francieli Aparecida Dias, Helena Maria Ferreira

Resumo


O presente trabalho elege como objeto de estudo a relação entre as multissemioses presentes nos textos e a produção de sentido. Com o desenvolvimento vertiginoso da tecnologia, as formas de se conceber o conceito de texto tem sido redimensionada, nesse sentido, ressaltamos a importância de criarmos estratégias para que os alunos sejam capazes de compreender os modos semióticos que constituem o texto, construindo, dessa maneira, um dos possíveis sentidos. Nesse contexto, Kress e Van Leeuwen (2006) propõem a Gramática Do Design Visual (GDV) que explora não só textos em sua forma verbal, mas também os textos imagéticos, sem desconsiderar as relações que texto verbal e texto não verbal podem estabelecer entre si e contribuir substancialmente para a produção de sentido. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa de cunho teórico pautada em autores que versam sobre este assunto, dentre eles Xavier (2005), Pinheiro (2015), Rojo (2008), Pimenta e Maia (2014). Posterior a isso, selecionamos uma campanha publicitária, com vistas a explicitar uma análise composicional, como proposto pela GDV. Para Kress e Van Leeuwen (2006), as estruturas do texto não verbal se assemelham às estruturas linguísticas, já que elas podem gerar interpretações singulares de acordo com a leitura e experiências vivenciadas de cada leitor e se constituem também como forma de interação, portanto, é necessária a elaboração de mecanismos que contribuam para a leitura de imagens também. A partir da análise empreendida foi possível constatar que a leitura de textos imagéticos no processo de interação com textos verbais, é uma possibilidade para a ampliação dos letramentos e aciona no indivíduo mecanismos de leitura que extrapolam a materialidade do texto.


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