CONTRIBUIÇÕES SOBRE O TRABALHO DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE INDÍGENA

Fernanda Martinez, Patrícia Rech, Pablo Natanael Lemos, Vanessa Moreira Haquim, Maria Cristina Cabral Troncarelli, Anabele Pires, Blanche Coutinho Medeiros, Sofia Beatriz Machado de Mendonça, Douglas A Rodrigues, Lavínia Santos de Souza Oliveira

Resumo


Buscou-se descrever e analisar o papel do tutor e seu desenvolvimento profissional nos cursos de Especialização em Saúde Indígena, construído em nove anos e quatro ofertas. Foram analisados documentos sobre a atuação de 71 tutores, com destaque para concepções e práticas de educação e do papel do tutor na educação à distância, limitações e facilidades do trabalho de tutoria. O perfil dos tutores demonstra o predomínio de mulheres, enfermeiras, com experiência profissional em saúde indígena e em educação à distância. A análise dos processos formativos e avaliativos do trabalho do tutor evidenciaram uma grande quantidade e variedade de momentos, possibilitando aproximações sucessivas ao papel de tutor, sendo necessário aprofundar a formação teórica sobre EaD. Os tutores com experiência prévia na assistência e na formação em saúde indígena, em processos pedagógicos críticos, com integração ensino-serviço, demonstraram melhor desempenho e facilidade nas funções de tutoria. As principais dificuldades foram: insegurança na mediação de conteúdos específicos das disciplinas, necessitando de maior suporte docente; problemas de acesso à internet em regiões amazônicas, exigindo estratégias para garantir a conectividade; falta de participação e retorno de alunos. Evidencia-se que o papel do tutor tem enfoque em funções docentes e que o projeto pedagógico do curso e o processo formativo da tutoria estimulam habilidades docentes. Tais achados corroboram a discussão em literatura sobre o papel docente do tutor e a importância de formação específica para o trabalho em EaD. Destaca-se como desafios a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes e a mudança da realidade dos serviços sob a perspectiva da educação permanente em saúde.

 


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