Discutir a participação discente no processo de aprendizagem a distância, fomentando os conceitos da educação 3.0

Enir da Silva Fonseca, Carlos Fernando de Araújo Jr.

Resumo


Procurando identificar o papel do aluno no processo de ensino e aprendizagem a distância, o presente artigo discute a participação discente neste processo fomentando os conceitos da educação 3.0. Para sua consecução procurou-se identificar quais os recursos tecnológicos utilizados para aprendizagem no modelo semiprencial e as influências nas aulas tradicionais e presenciais, assim como os critérios para pesquisas na internet em torno do aprendizado. O estudo foi realizado de forma espontânea com alunos da disciplina de metodologia da pesquisa científica, oferecida na modalidade semipresencial para quatro cursos de nível superior, e realizada através de um questionário disponibilizado na sala de aula virtual. Durante o processo discute-se que algumas instituições públicas e privadas transferem a abordagem tradicional preparada para o modelo presencial ao EaD sem a devidas adequações a nova modalidade, não levando em conta as necessidades de aprendizagem do indivíduo. A interação entre o aprendiz e o professor e entre os aprendizes, deve ser realizada para que construção do conhecimento aconteça, e atualmente as redes sociais apresentam-se como um grande facilitador ao processo. Portanto, o desafio para a educação 3.0 reside não apenas em investir em alta tecnologia de comunicação, mas em mudar a visão pedagógica do processo de ensino e aprendizagem de modo a tornar as escolas e universidades ambientes mais humanos, colaborativos, sustentáveis e alinhados às necessidades da sociedade da informação e do conhecimento. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos estudantes ao longo das atividades, revelaram que os recursos e as ferramentas potencializam o aprendizado, ficando como indicador para ações e correções na melhoria do processo.

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