A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD E O USO DAS TICS: A PROPOSTA DO GINPEAD

Erlinda Martins Batista, Shirley Takeco Gobara

Resumo


Resumo:

Esse artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação a Distância – GINPEAD, intitulada: A Interdisciplinaridade na formação de professores em Educação a Distância - EAD e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICS. A fundamentação teórica está alicerçada nos estudos de Vygotsky sobre o processo de mediação, aprendizagem e desenvolvimento. No que se refere ao conhecimento e ensino: fundamentos de uma nova reforma, o grupo realizou estudos norteados pelas ideias de Shulman, ao considerar a sabedoria da prática como a base norteadora dos procedimentos de pesquisa. A metodologia fundamenta-se na abordagem do materialismo histórico, cultural, social e dialético e foi utilizada para embasar as discussões e como parâmetro para o olhar que se lançou aos objetos encontrados. Os procedimentos utilizados para levantamento e análises de dados foram a escolha de fontes e revistas relacionadas à temática de investigação para o levantamento bibliográfico. A aplicação de questionários semiabertos e entrevistas, orientadas por roteiros previamente elaborados, e o uso da categorização segundo Bardin foi usada para a análise dos discursos para delinear o contexto atual de ofertas de cursos em função das reformas realizadas a partir de 2015. Os resultados mostraram que a educação a distância tem sido divulgada timidamente em instituição como a ANPED e em revistas especializadas investigadas. A coordenadoria de EAD da Instituição investigada vem sofrendo, a partir de 2015, um franco reducionismo tanto no que se refere ao financiamento quanto no que concerne às diretrizes de continuidade de programas e organização de seus aspectos estruturais.

Palavras-chave: Pesquisa. Educação a Distância. Formação. Reducionismo.

Abstract:

This article presents part of an in progress study of the Interdisciplinary Group for Research and Studies in Distance Education entitled: The interdisciplinarity in teacher training in Distance Learning and the use of Information and Communication Technologies - ICT. The theoretical framework is based on studies of Vygotsky on the mediation process, learning and development. With regard to knowledge and education: foundations of a new reform, the group conducted studies guided by Shulman's ideas, to consider the wisdom of practice as the guiding basis of research procedures. The methodology is based on the approach of historical materialism, cultural, social and dialectic and was used to support discussions and as a parameter for the look that launched the found objects. The procedures used for data gathering and analysis were the choice of sources and magazines related to the topic of research for literature. The application of half-open questionnaires and interviews, guided by previously developed scripts, and the use of categorization according to Bardin, was used for the analysis of speeches to outline the current context offers courses on the basis of reforms from 2015. The results showed that distance education has been disclosed timidly in institutions like ANPED and journals investigated. The Coordinating body of Distance Education in the investigated institution has suffered, from 2015, a frank reductionism both in regard to funding and regarding the guidelines for continuity of programs and organization of its structural aspects.

Keywords: Search. Distance Education. Formation. Reductionism.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.